A Revolta de Vila Rica, também conhecida como Revolta de Filipe dos Santos – nome de seu líder – foi um movimento que ocorreu em 1720, ou seja, durante o período do Ciclo do Ouro com o objetivo de mudar o Brasil economicamente e socialmente.
O líder e suas ideias. Felipe dos Santos Freire era um rico fazendeiro e tropeiro (dono de tropas de mulas para transporte de mercadorias). Com seus discursos e ideias atraiu a atenção das camadas mais populares e da classe média urbana de Vila Rica.
1720
1720
O desfecho da Revolta de Filipe dos Santos ,foi condenado à morte ,as casas de fundição foram mantidas ,Minas Gerais foi separada da capitania de São Paulo .
Ela ocorreu no século XVIII, no ano de 1720 e, nessa época, a região das Minas Gerais era chamada de Real Capitania das Minas de Ouro e dos Campos Gerais dos Cataguases e é considerada uma revolta antecessora da Inconfidência Mineira.
No dia 25 de maio de 1720, o navio Grand Saint-Antoine entra no porto de Marselha com um passageiro clandestino vindo da Síria – a bactéria de uma variante da peste negra. A bordo, dez pessoas já haviam sucumbido ao mal. ... Apesar de um dispositivo de proteção bastante rígido, a peste se propagou pela cidade.
1820 – Cólera (973 mil mortos). 1920 – Gripe espanhola (2.
No dia 21 de outubro de 1520, mais de um ano após o início da viagem pelos mares, as embarcações conduzidas por Fernão de Magalhães chegavam à ponta da América do Sul – o estreito que hoje leva o nome do navegador.
Eventos. 22 de novembro - Frederico II é coroado imperador do Sacro Império Romano-Germânico.
O Mayflower, navio que levava os religiosos ingleses separatistas, conhecidos como Puritanos, lança âncora em 26 de novembro de 1620 em Plymouth, Massachusetts. A embarcação transportava 102 passageiros e 25 tripulantes. ... Os puritanos ingleses teriam empreendido a viagem para escapar da perseguição religiosa.
A 24 de agosto de 1820 irrompeu no Porto uma revolução que culminou com a deposição da regência exercida pelo Marechal Beresford em nome do Rei D. João VI e a instalação de uma Junta Provisional de governo.
século XIX
Em 1815, no Rio de Janeiro, o príncipe regente português dom João VI assinou um decreto que criava o Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves. Com isso, o Brasil deixou de ser colônia e foi elevado à categoria de reino. ... Com a criação do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, a questão se resolvia.
Incapaz de resistir ao ataque, a família real e o governo português fugiram para o Brasil, que era então a mais rica e desenvolvida das colônias portuguesas. ... Antes de deixar o Brasil, no entanto, D. João nomeou o seu filho mais velho, D. Pedro de Alcântara de Bragança, como Príncipe Regente do Brasil (1821).
Populares destituíram o governo inglês em Portugal e proclamaram uma nova constituição, diminuindo os poderes da monarquia absolutista. Os revoltosos exigiram a volta da família real, sob pena de perder o comando de Lisboa. Novamente sem escolha, Dom João decide voltar a Portugal.
Jardim Botânico (1808), Real Fábrica de Pólvora (1808), Banco do Brasil (1808), Laboratório Químico-Prático (1812).
A volta da família real para Portugal, em 1821, foi uma das reivindicações da Revolução no Porto. Por pressão popular e após a morte de Dona Maria I, a Louca, foi exigida a restituição do Pacto Colonial e consequente retorno da Família ao Reino.
A volta de D. João à Portugal ocorreu em 1821, como consequência direta da Revolução do Porto de 1820 e da convocação das Cortes, que idealizavam o retorno da família real e da Corte portuguesa, esta última entendida como o conjunto de órgãos públicos responsáveis pela administração do Estado.
João VI a ignora, mas devido à pressão popular do clero, da nobreza e da burguesia portuguesa, em 1821 decide retornar à metrópole depois de cerca de treze anos no Rio de Janeiro. ... Ao voltar a Portugal, D. João VI deixa seu filho D. Pedro I como Príncipe Regente do Brasil.
Os rebeldes exigiam a elaboração de uma Constituição. Dom João VI teve que voltar para Portugal. Partiu do Rio de Janeiro em 1821 e deixou em seu lugar o filho, o príncipe dom Pedro. No ano seguinte, o príncipe proclamou a Independência do Brasil e foi coroado como dom Pedro I.
Quando D. João 6º voltou para Lisboa, em abril de 1821, levou no porão do seu navio todo o dinheiro que havia no banco. As pessoas que tinham guardado dinheiro no Banco do Brasil ficaram sem nada. O banco acabou fechando em 1829.
João era chamado príncipe regente porque ainda não era rei. ... João passou a exercer a regência, na qual ficou até 1816, quando sua mãe faleceu e ele foi coroado rei de Portugal (no Brasil, aliás) como João VI.
10 de março de 1826
João VI parece estar esclarecido: foi assassinado com arsénio. É o primeiro regicídio da nossa História. O de D. Carlos passa, agora, a ser o segundo.
6 de novembro de 1656
Fazendo tabula rasa da Lei portuguesa, após a morte de D. João VI, em 1826, D. Pedro de Alcântara considerou-se com direito ao trono português abdicando desse suposto direito em sua filha D.