Administração é o ato de administrar ou gerenciar negócios, pessoas ou recursos, com o objetivo de alcançar metas definidas. É uma palavra com origem no latim “administratione”, que significa “direção, gerência”.
Significa conhecer o negócio e ter a coragem de dar a ele o que necessita, assumindo riscos calculados a partir de um planejamento estratégico bem definido. A iniciativa na forma de agir e o respeito na maneira de se relacionar são imprescindíveis para quem deseja saber como administrar uma empresa.
A administração por objetivos, ou APO, é um processo participativo de planejamento e avaliação por onde ocorre a descentralização das decisões e a definição de objetivos de forma conjunta para que a organização defina suas prioridades e consiga alcançar os resultados desejados.
O que é a Teoria da Administração por Objetivos Baseada nas práticas administrativas de Alfred Sloan, durante a década de 1920, a teoria foi desenvolvida por Peter Drucker e publicada no livro “The Practice of Management” em 1954.
Vantagens da APO # Concentra atenção sobre as áreas principais da eficácia organizacional; # Identifica progresso das áreas problemas em direção ao alcance dos objetivos; # Melhora o controle da informação e dos padrões de desempenho; # Conduz a uma estrutura organizacional dinâmica especificando as responsabilidades; ...
O conceito de ambos os termos ainda é bastante confundido. Para Rodrigues et al (2009), os objetivos são entendidos por resultados quantitativos e qualitativos desejados pela empresa. ... Segundo o entendimento de Rodrigues et al (2009), os objetivos podem ser classificados segundo natureza, forma e prazo.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS Propiciar os conhecimentos básicos da Administração à Sistema de Informação. Promover uma visão analítica do trabalho coletivo, de atividades de liderança, chefia e coordenação de pessoas e atividades em geral. Fornecer informações atualizadas sobre a constituição e funcionamento das empresas.
O objetivo ideal de todas as organizações é o alcance das metas. Isso ocorre porque as metas representam as etapas importantes para o alcance dos objetivos globais de uma organização. Na prática, existem metas em todos os setores de uma organização, como as partes administrativa, comercial, marketing e vendas.
286), as principais críticas inerentes à Teoria da Administração por Objetivos foram não trabalhar os conflitos entre os objetivos das pessoas e os da organização; não abordar os trabalhos realizados em equipes (esta é uma questão que foi ajustada com a Teoria de Sistemas e a Teoria da Contingência); priorizar ...
A relação que se dá entre as ideias de Drucker (2001) e o conteúdo estudado sobre as estruturas organizações é de interdependência. ... Tal diferenciação ocorre com a implantação de uma estrutura organizacional que seja capaz de gerar eficiência no processo produtivo.
Por ser considerado o pai da Administração Moderna já entendemos que Peter Drucker tem uma enorme importância para a área....De acordo com ele, uma estrutura eficiente deveria seguir três regras básicas:
“O que pode ser medido, pode ser melhorado”, Peter Drucker, 1909-2005. A frase é de Peter Drucker e faz parte de um conjunto de ensinamentos deixados pelo pai da administração moderna. ... Em 2018, 38% delas empregavam soluções quantitativas estruturadas para desenvolver a gestão do seu público interno.
"O que não pode ser medido, não pode ser gerenciado." A célebre frase de William Edwards Deming (notável estatístico, consultor, conferencista e professor norte-americano) expõe uma verdade aplicável à qualquer situação, inclusive à experiência do cliente/usuário.
“O que não é medido não é gerenciado”, já diziam Robert Kaplan e David Norton, autores da metodologia BSC Balanced Scorecard. ... Com o BSC a empresa pode não apenas medir, mas também provar se a estratégia traçada foi ou está sendo cumprida e se as “rodas do trem” estão nos trilhos certos.
A) “Marketing é a função organizacional e uma coleção de processos para criar, comunicar e entregar valor para os consumidores, e para gerenciar as relações com os clientes de forma a gerar benefícios para a organização e seus stakeholder”.
Para Peter Drucker, o objetivo do marketing é tornar a venda supérflua. A meta é conhecer e compreender o cliente a tal ponto que o produto ou o serviço “se venda”.