O protocolo SNMP é forma mais direta de acesso aos dados dos diferentes sistemas para analisar o gerenciamento de redes. Sua principal função é facilitar a troca de dados entre os dispositivos referentes ao gerenciamento de redes.
SNMP é um componente do conjunto de protocolos da Internet como definido pela Internet Engineering Task Force (IETF). Ele consiste de um conjunto de padrões de gerenciamento de rede, incluindo um protocolo da camada de aplicação, um esquema de banco de dados, e um conjunto de objetos de dados.
O OTRS é um sistema que funciona através de um navegador, ou seja, você não precisa instalar ele no computador. Assim, pode ter acesso ao programa a partir de qualquer dispositivo. Por ser de código aberto, é possível personalizar algumas funções, adequando o sistema às necessidades e interesses da empresa.
OTRS é a sigla de Open-source Ticket Request System, em português, sistema livre de requisição de chamados. Ele um sistema de código aberto para gerenciamento de chamados que pode ser baixado, testado e utilizado por anos gratuitamente.
O GLPI é uma ferramenta robusta que permite criar “Central de Serviços" completas, centralizando o gerenciamento de incidentes, requisições, projetos e ativos numa única ferramenta.
Acesse o sistema com seu login e senha fornecido. Para Abrir um chamado, selecione a Entidade desejada e clique no menu “Cria um chamado”. A tela a seguir será visualizada com as opções descritas abaixo. Atenção!
Passo 1: Acesse o GLPI como administrador. Passo 2: Acesse o menu Configurar / Listas suspensas. Passo 3: Acesse o menu Categorias de chamados. Passo 4: Acesse a categoria que você deseja criar o modelo de chamado.
O processo de atualização do GLPI é automatizado. Para iniciá-lo, basta acessar o URI da instância GLPI ou (recomendado) usar as ferramentas de linha de comando :doc:` `. Uma vez que uma nova versão será instalada; você não poderá usar o aplicativo até que uma migração seja feita.
Primeiro passo, vamos acessar o GLPI e procurar o menu “Administração” > “Dados”, conforme a figura abaixo:
Solução para a conexão com o sistema GLPI e MySQL Server
Instalando o GLPI pela Interface Web Agora vamos selecionar a opção Instalar: O SETUP inicial do GLPI irá realizar um teste, verificando se todos os pacotes e configurações necessárias estão ok, como já fizemos tudo nos passos anteriores, teremos sucesso em todos os itens, pelo menos na versão 9.
Configurar o GLPI no Ubuntu Linux Abra o seu navegador e digite o endereço IP do seu servidor web plus / glpi. O assistente de instalação do GLPI será apresentado. Selecione o idioma desejado. Clique no botão Instalar.
Instalando o GLPI
Instalar o plugin
Para criar um novo formulário de serviço, basta clicar no ícone de "+" no menu superior. Para a criação de um novo serviço é preciso preencher informações como nome, categoria, ícone do formulário, descrição, se está ativo ou não, se terá acesso direto na página inicial e cor de fundo.