Quanto aos parâmetros em Libras e sua importância, estes se apresentam em três grandes grupos que se combinam simultaneamente, os quais contribuem para organizar a estrutura fonológica da língua. ... IV- Emissão Sonora (ES) representa o som que emitimos ao representar um sinal, fazendo parte dos parâmetros em Libras.
A partir das pesquisas de Stokoe, Battison, Baker e Padden, definiram-se os parâmetros fonológicos das das línguas de sinais, que são: a) Configuração das mãos, localização, movimento, orientação das palmas das mãos e traços não manuais. ... d) alfabeto manual, orientação do olhar, expressão corporal, configuração da mão.
Dessa forma, o conjunto de CMs refere-se apenas às manifestações de superfície, isto é, de nível fonético, encontradas na LIBRAS. A CM pode permanecer a mesma durante a articulação de um sinal, ou pode passar de uma configuração para outra. Quando há mudança na configuração de mão, ocorre movimento interno da mão ?
1 - A configuração da mão: Os sinais APRENDER, SÁBADO, LARANJA e DESODORANTE-SPRAY têm a mesma configuração de mão e são realizados na testa, na boca e na axila, respectivamente. Exemplos de sinais que utilizam a mesma configuração de mão: sinal de "aprender", "sábado", "laranja" e "desodorante-spray".
Tendo como base o contexto apresentado, quando o falante não faz o desenho (formato) da mão de forma correta, é possível dizer que ele: a)equivocou-se quanto ao movimento, pois a mão do sinalizador representa o objeto, b)enquanto o espaço é a área de articulação.
Sinais Icônicos: Uma foto é icônica porque reproduz a imagem do referente, isto é, a pessoa ou coisa fotografada. Assim também são alguns sinais das LIBRAS, gestos que fazem alusão à imagem do seu significado. Isso não significa que os sinais icônicos são iguais em todas as línguas.
Configuração de mãos: são formas das mãos que podem fazer parte da datilologia ou não, na maioria das vezes (pelos destros) utiliza-se a mão direita, quando canhoto, a mão esquerda e dependendo do sinal poderá utilizar as duas mãos; ... Os mesmos estão relacionados à palma da mão.
Pode-se dizer que os sinais icônicos se configuram como uma categoria baseada na plasticidade, consistindo na capacidade de um signo poder representar de maneira pictórica ou figurativa o objeto tomado como referência.
São exemplos de sinais icônicos: CARRO, TELEFONE, CASA, BARCO.
Uma foto é icônica porque reproduz a imagem do referente, isto é, a pessoa ou coisa fotografada. Assim também são al- guns sinais da Libras, gestos que fazem alusão à imagem do seu significado [...]. Isso não significa que os sinais icônicos são iguais em todas as línguas.
Vejamos alguns exemplos entre os sinais icônicos e arbitrários. LIBRAS - representa o tronco usando o antebraço e a mão aberta, as folhas em movimento. LSC (Língua de Sinais Chinesa) - representa apenas o tronco da árvore com as duas mãos (os dedos indicador e polegar ficam abertos e curvos).
Assim, têm-se em libras gestos que representam conceitos icônicos, tal como a representação de um telefone ou de uma casa facilmente compreensíveis por um falante oral. Mas têm-se também sinais arbitrários, tal como conversar, que não tem relação a representação de nenhum objeto, sendo portanto abstrato.
A cultura surda é o conjunto de características que tornam uma pessoa parte da comunidade surda ou do povo surdo, permitida principalmente pelo uso da língua de sinais. Logo, a cultura surda é colocada em oposição à cultura ouvinte, ou seja, o modo de ser e de se comunicar que é característico das pessoas que ouvem.
Atualmente, as pesquisas apontam a existência de cinco componentes dos sinais, os chamados Parâmetros das LS: a configuração de mão, o ponto de articulação, o movimento, a orientação e as expressões não-manuais. Abaixo vamos conhecer cada um desses componentes dos sinais.
Configuração das mãos (CM): são as diversas formas que as mãos tomam na realização do sinal. ... Pontos de articulação Orientação da Mão (OR): Por definição, orientação é a direção para a qual a palma da mão aponta na produção do sinal.
Exemplos dessa categoria são DAR, ENVIAR, RESPONDER, PERGUNTAR, DIZER, PROVOCAR, que são subdivididos em concordância pura e reversa (backwards). Os verbos com concordância apresentam a direcionalidade e a orientação. A direcionalidade está associada às relações semânticas (source/goal).
Ref.: 6a Questão Na LIBRAS temos dois tipos de verbos: direcionais e não direcionais. Assinale a alternativa CORRETA em relação a esses verbos. Todos os verbos na LIBRAS têm concordância. Os verbos não direcionais possuem concordância e têm como ponto inicial o sujeito e final o objeto.
Seguindo essa classificação, os verbos em Libras foram divididos em quatro grupos: verbos sem flexão verbal, verbos sem flexão para pessoa do discurso, verbos com flexão para gênero e verbos com flexão para locativo/tema.
Na libras, a flexão de verbos ocorrem por mecanismos discursi- vos, contextuais e espaciais.
Exemplos dessa categoria são: CONHECER, AMAR, APRENDER, SABER, INVENTAR, GOSTAR. Os verbos simples podem incorporar pontos espaciais em determinadas situações.
Os verbos direcionais são verbos que têm concordância e a direção do movimento marca os pontos iniciais no sujeito e finais no objeto. Todos os verbos na LIBRAS são direcionais, já que todos os sinais têm movimento.