Os mapas têm grande importância por facilitarem o conhecimento de determinado lugar ou região. Existem vários tipos de mapa: físico, político, climático, econômico, demográfico, dependendo do dado que é representado.
Assim, temos os mapas temáticos, que costumam ser divididos em: econômicos, políticos, demográficos, históricos e físicos, além daqueles estilizados.
O mapa retratado é chamado de mapa técnico, pois retrata as maiores regiões do Brasil de modo cartográfico. possui legenda, escala, título e coordenadas geográficas. separa o Brasil em regiões conforme a posição dos estados. ... destaca as fronteiras do Brasil com outros países da América Latina.
Tem mais depois da publicidade ;) Mapas físicos: São mapas que representam os fatores naturais, como vegetação, clima, relevo, hidrografia, etc.
Símbolos são utilizado para mostrar de forma resumida, recursos minerais, vias, ferrovias, estradas entre outros recursos a depender do mapa. As linhas entre cada cidade, estados ou países significam a fronteira entre eles, as vezes naturais feitas por rios.
No nosso mapa brasileiro as linhas vermelhas representam a divisão dos pontos cardeais e as linhas brancas representam a divisão de cada estado.
Podemos usar o azul para representar áreas de baixa densidade populacional e o vermelho para as áreas de alta densidade populacional, ou mesmo o verde para representar áreas de baixa altitude e o vermelho para áreas de alta altitude.
Resposta. As linhas pontilhadas e contínuas (mais conhecidas como linhas imaginárias) representam partes do globo terrestre e suas divisões.
As cores servem para que você possa identificar a divisão e quantidade do que é estabelecido na legenda. Por exemplo : o que for azul e o número de pessoas da classe média e a cor vermelha pessoas abaixo da linha da pobreza e etc.