A maior bacia hidrográfica do Brasil (e do mundo) é a Bacia Amazônica, que é constituída por todos os rios, córregos, ribeirões e demais cursos de água que deságuam no rio Amazonas.
A bacia do Rio Amazonas possui cerca de sete milhões de metros quadrados. É a bacia com maior volume de água doce do planeta, sendo composta pelo maior rio do mundo, o Amazonas. ... São cerca de 20 mil quilômetros aptos à navegação na região do Rio Amazonas e adjacências, além de um excelente potencial hidrelétrico.
Floresta leva umidade para toda a América do Sul, influencia regime de chuvas na região, contribui para estabilizar o clima global e ainda tem a maior biodiversidade do planeta. A Floresta Amazônica produz imensas quantidades de água para o restante do país e da América do Sul.
As árvores de uma floresta protegem o solo do impacto direto da água das chuvas, evitando os problemas de erosão. A vegetação ainda protege o solo da ação direta dos raios solares e dos ventos. As raízes das árvores impedem também a compactação dos solos, uma vez que elas aumentam o seu espaço poroso.
A imensidão da floresta amazônica junto com o encontro dos rios Negro e Solimões, onde formam o rio Amazonas, considerado o maior rio em volume de água do mundo.
O rio mais profundo do mundo O que assusta nele: com um quarto de quilômetro de profundidade, o rio Congo é bem assustador. Especialmente quando você percebe que ele possui redemoinhos que são grandes o bastante para engulirem um bote inteiro - igual ao que Steve Fisher se encontra nesta foto.
A lagoa natural mais profunda do Brasil fica em Linhares, na região Norte do Espírito Santo, de acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).
Fossa das Marianas
O ser humano chegou à Fossa das Marianas pela primeira vez em 23 de janeiro de 1960, quando o batiscafo Trieste atingiu a Depressão Challenger, a 10 916 metros de profundidade, levando os mergulhadores Don Walsh e Jacques Piccard.
Com 2,5 mil km de comprimento e 69 km de largura, a Fossa das Marianas, localizada ao sul do Japão, marca a fronteira entre duas placas tectônicas. Ela chega a uma profundidade de até 11 mil metros.
Os oceanos são grandes corpos de água salgada. Eles cobrem quase 71 por cento da superfície da Terra e contêm cerca de 98 por cento de toda a água do planeta. Além disso, são lar de centenas de milhares de animais. O maior animal oceânico é a baleia-azul; o mais minúsculo é uma forma de plâncton chamada zooplâncton.
Os peixes abissais também são quase sempre carnívoros, pois a quantidade de algas onde eles vivem é pequena. Por causa da escassez de comida, muitas espécies têm dentões monstruosos, para garantir, sem vacilos, a captura de qualquer presa que passe por perto.
A VIDA QUE SE ESCONDE NA PRAIA
O tema “Fundo do Mar” tem como finalidade a ampliação do interesse das crianças sobre diferentes espécies de animais, suas características e necessidades especiais, além de despertar a atenção para os cuidados necessários para a preservação ambiental.
– Assistir a algumas partes de um documentário onde mostrem as tartarugas desovando e voltando para o mar. – Criar um peixe de aquário; – Fazer uma exposição com Animais Marinhos de pelúcia que as crianças tenham em casa relacionado ao tema do projeto.
Peça para as crianças fazerem o registro oral, por desenho ou por escrito das observações do aquário, das descobertas sobre a vida dos peixes e de experiências com água, como: coloração, observação dos estados físicos da água e etc.