Um gene é uma parte do DNA ou RNA que controla determinada característica, como a cor da pele ou dos olhos, já o alelo é a variação específica do gene, que vai determinar como essa característica irá se expressar no indivíduo.
A epistasia, a herança complementar e a herança quantitativa são exemplos de interações gênicas. Um outro tipo de herança é a pleiotropia, e ela se diferencia da interação gênica pelo fato de apenas um par de genes condicionar mais de uma característica.
Muitas crianças nascem, mas não permanecem, com os olhos azuis. O fenômeno acontece porque a melanina, geralmente, não está presente ao nascimento e passa a ser produzida ao longo do tempo. É por isso que alguns bebês escurecem os olhos durante os três primeiros meses de vida.
Durante os próximos seis meses, a cor da pele do recém-nascido muda e a verdadeira cor da pele do bebê se desenvolverá. Independente da aparência que ela tinha no nascimento.
Como vimos, o lanugo é uma característica comum que serve para proteger o bebê tanto no período em que ele está no ventre como também após o seu nascimento. Por isso, não é preciso preocupar-se ao notar a presença dele, já que irá desaparecer em apenas algumas semanas ou poucos meses.
Lanugo (ou lanugem) é a penugem que cobre todo o corpo do bebê durante sua vida intra-uterina, exceto lábios, palmas das mãos, solas dos pés e genitálias.
É o revestimento de pelos finos, suaves e abundantes que cobrem o corpo do feto durante a gravidez. Na maioria dos bebés, o lanugo já não está presente ao nascimento. No entanto, alguns bebés ainda apresentam nesta altura algum lanugo, especialmente nos ombros e nas costas.
1O cabelo do bebê cai com até seis meses de idade e esse período pode se estender até os dois anos. 2O atrito da cabeça da criança com o travesseiro ou colchão pode ocasionar em falhas capilares localizadas. 3O nascimento dos fios geralmente ocorre a partir dos seis meses de idade e pode se estender até um ano e meio.