Uma pipa (português brasileiro) ou papagaio (português europeu) , também designada no Brasil como cafifa, papagaio, quadrado, piposa, pandorga (no Rio Grande do Sul), arraia ou pepeta (em estados como Acre e Amazonas) é um brinquedo que voa baseado na oposição entre a força do vento e a da corda segurada pelo operador.
As primeiras pipas surgiram há cerca de 3 mil anos, provavelmente na China. As varetas de bambu eram recobertas de seda. ... Em 1752, nas colônias inglesas da América do Norte que depois se tornaram os Estados Unidos, o filósofo e cientista Benjamin Franklin soltou uma pipa presa a uma chave durante uma tempestade.
As pipas nasceram na China antiga. Sabe-se que por volta do ano 1200 a.C., criada por um general chamado Han Hsin, com o objetivo de medir a distância de um túnel a ser escavado no castelo imperial. Os movimentos e as cores das pipas eram mensagens transmitidas à distância entre destacamentos militares.
Parte 3 de 3: Montando a pipa
2) Cole um dos palitos na diagonal . 3) Faça um arco com o outro palito e cole-o cruzando por cima do palito que já está colado. 4) Faça dois furinhos no lugar onde as duas varetas se cruzam (um furo de cada lado). 5) Passe a linha pelos buracos e, sem cortá-la, dê um nó.
Amarre uma extremidade de cada linha de pipa em um ponto da pipa com um nó duplo básico. Amarre a extremidade da linha principal (a do carretel) no centro da pipa com um nó duplo básico. O nó duplo segura a linha firmemente na pipa.
Pegue 2 varas de bambu ou 2 palitos. Coloque uma delas na altura da pipa e outra um pouco maior no sentido de sua largura. Grude com fita a vara vertical e, em seguida, a horizontal. Ao mesmo tempo, a vara horizontal deve ser dobrada um pouco até o "nariz" da pipa.
Pressione-a bem em todos os cantos e lados dos materiais. Leve a boca da sacola à armação. Prenda um dos cantos da sacola em uma das pontas da armação; depois, prenda o canto oposto à ponta oposta. Faça isso nos outros dois lados para criar um orifício em forma de quadrado.
Parte 2 de 3: Montando a pipa
Apoie o pedaço de bambu no chão e corte um pedaço enfiando o estilete ou faca na ponta e empurrando para baixo; se precisar, bata na lâmina com um martelo, pois os nós do bambu são muito duros. Tome muito cuidado para não se cortar nessa hora e procure manter a mão que está segurando o bambu sempre acima da lâmina.
Corte um pedaço de barbante da mesma medida vertical da pipa e amarre uma das pontas na parte de baixo; Estique o barbante, faça mais dois furos na parte de cima da pipa e amarre a outra ponta criando um nó, assim você terá um freio que deve ser “soltinho” para dar estabilidade para o brinquedo.
Para fazer uma basta uma folha de papel e um fio de linha.
COMO FAZER: Passo 1: Com o estilete, desbaste um pouco as duas varetas até se aproximar do diâmetro de 2mm. Passo 2: Acenda a vela, pegue uma das varetas e aqueça o centro dela dobrando levemente. Passo 3: Com o molde e o estilete, recorte o saco plástico.
Como fazer pipas para vender