A turbulência pode ser classificada em três tipos: turbulência mecânica, esteira de turbulência e turbulência térmica.
Basicamente, a turbulência acontece quando existe uma mudança brusca na temperatura, na velocidade ou na pressão do ar. ... Quando acontece uma mudança na velocidade do ar, a sustentação também varia, fazendo com que o avião fique instável. A causa mais comum de uma turbulência são as nuvens de chuva.
Turbulência não derruba avião. ... Os aviões têm instrumentos que permitem detectar com antecedência as zonas turbulentas, dando tempo para desviar, mas isso nem sempre é possível: existe um tipo de turbulência, a “de ar limpo”, que não é captada pelos instrumentos da aeronave.
Portanto, estatisticamente, a fase de voo mais perigosa é a Aproximação Final/Pouso.
Para conseguir maior sustentação. O princípio do levantamento do vôo das aves e do avião é semelhante: devido ao desenho das asas, o vento que passa na parte de baixo é mais rápido do que o que passa em cima. Essa diferença de pressão dá sustentação.
O ângulo de incidência é fixado no projeto da aeronave e, com raras exceções, não pode ser alterado em voo. ... Ele não deve ser confundido com o ângulo de ataque, que é o ângulo da corda da asa em relação ao fluxo de ar.
A diferença na velocidade na passagem de ar faz com que a pressão na parte de cima da asa seja menor que embaixo. Com isso, a força do peso (que atua em direção ao solo) fica menor que a força de empuxo (que atua para cima). E o avião começa a voar!