Os métodos para quantificar o crescimento microbiano em medicamentos e cosméticos incluem:
A carne de sol possui maior atividade de água do que a carne fresca e, por esse motivo, conserva-se por mais tempo. D. Atividade de água é um dos fatores extrínsecos que afetam o crescimento microbiano nos alimentos.
Os microrganismos podem ser quantificados de forma direta, por contagem do número de células microbianas em esfregaços oriundos de determinado material ou superfície com auxílio de microscópio, ou indiretamente, efetuando-se análises da turbidez, determinação do peso seco, concentração de substâncias químicas ( ...
Quando uma cultura microbiana desenvolve-se em um sistema fechado, pode-se confeccionar uma curva de crescimento. Esta pode ser dividida em diferentes etapas: lag, log, estacionária e de declínio.
A contagem directa ao microscópio permite estimar fácil e rapidamente o número total de células numa população microbiana.
Grande parte dos microrganismos multiplica-se por fissão binária ou por gemulação, em resultado do que uma célula dará origem a duas ao fim de um certo tempo, tempo de geração ou de duplicação.
O crescimento microbiano é normalmente associado ao crescimento de uma população de células de um dado microrganismo, ou seja, com o aumento do número de células da população.
Para que a multiplicação bacteriana seja possível, os seguintes nutrientes devem estar disponíveis: água, fonte de energia, fonte de nitrogênio, vitaminas e sais minerais. crescimento das células: Carbono, nitrogênio, oxigênio, enxofre e fósforo.
Resposta. O carbono, o hidrogênio, o azoto, o oxigênio e o fósforo. Necessitam também de quantidades menores de ferro, magnésio, potássio e cálcio e de outros elementos em quantidades mínimas.
A bactéria Vibrio cholerae apresenta um crescimento ótimo em pH 9. Oxigênio A capacidade de crescer na presença ou ausência de oxigênio divide as bactérias em cinco grupos: aeróbicas estritas, microaerófilas, anaeróbicas facultativas, anaeróbicas aerotolerantes, anaeróbicas estritas.
O crescimento bacteriano é influenciado por vários factores ambientais, destacando-se o alimento, a temperatura, a humidade, o pH e o oxigénio. Cada um destes factores é importante e pode limitar o crescimento, determinando o desenvolvimento bacteriano.
- Psicrófilos são microrganismos que crescem em baixas temperaturas. - Mesófilos são microrganismos que crescem em temperatura ambiente. - Termófilos são microrganismos que crescem em altas temperaturas.
A fase log ou de crescimento exponencial corresponde ao período em que as células iniciam seu processo de divisão atingindo um tempo de geração constante. É o período de maior atividade metabólica da célula e, portanto, o estágio preferido para fins industriais.
Fase Log (fase exponencial) A partir de um determinado momento, as células iniciam seu processo de divisão entrando no período de crescimento. Durante esse período, a reprodução celular encontra-se extremamente ativa, e o tempo de geração atinge um valor constante, é o período de maior atividade metabólica da célula.
Quanto à curva de crescimento bacteriano, podemos afirmar. ... Na fase de declínio, o número de bactérias inviáveis é menor que as viáveis. Na fase logarítmica, o número de bactérias viáveis é maior que as inviáveis. Na fase estacionária, o número de bactérias viáveis é menor que as inviáveis.
Fases do crescimento em descontínuo
Fase estacionária É caracterizada por células velhas, mais resistentes a condições adversas. Nessa fase, o número de células viáveis é igual ao número de células inviáveis.
Resposta:Fase exponencial (fase Exp) – é a fase em que ocorre um aumento constante do número de organismos na cultura. O ritmo de crescimento da população é uma medida do aumento da biomassa ao longo do tempo.
Fase Estacionária: quando a população entra nessa fase ela para de crescer. O principal motivo pra ela parar de crescer é o esgotamento de algum nutriente do meio de cultura; algum nutriente se tornou limitante.