A Pré-História é, basicamente, dividida entre Paleolítico, Mesolítico (período intermediário) e Neolítico.
No Brasil, o Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí, região Nordeste do país, abriga o maior e mais antigo acervo rupestre da América. Muitos artefatos localizados lá datam de 50.
No Brasil existem três estilos predominantes na Arte Rupestre, os traços geométricos pertencem a tradição agreste, as figuras humanas são tradição Nordeste e as gravuras nas pedras formam a tradição Itacotiara.
De acordo com o segmento, a arte pode ser classificada de várias maneiras: artes plásticas, artes cênicas, artes visuais, etc. ... Artes Cênicas: é o estudo de todas as formas de expressão realizadas através da dança, do teatro ou da música.
As pinturas e gravuras são classificadas em dois grandes grupos: obras com motivos figurativos e obras com motivos geométricos. Os motivos figurativos mostram representações de figuras humanas que aparecem isoladas ou participando de grupos em movimentadas cenas de caça, guerra e trabalhos coletivos.
História Geral. A arte rupestre é compreendida como o amplo conjunto de desenhos, pinturas e inscrições realizadas pelo homem pré-histórico. Geralmente, este tipo de manifestação artística aparece no interior de cavernas e em outras superfícies rochosas cingidas pela marca da presença humana.
Resposta. Resposta:Arte rupestre.
O que conhecemos como mais antigo na arte rupestre são as imagens pintadas em paredes, rochedos e estalactites de cavernas, as chamadas pinturas rupestres. Tais pinturas representam principalmente animais e os seres humanos, muitas vezes em cenas de caça.
A arte rupestre é reconhecida como uma das mais antigas manifestações estéticas do homem ao longo de toda sua história. ... Encontrada geralmente nas paredes das cavernas e em pequenas esculturas, a arte rupestre tem grande importância na busca de informações sobre o cotidiano do homem pré-histórico.
Resposta:As pinturas rupestres registravam atos cotidianos dos indivíduos da época, tais como a caça, a pesca, ações diárias e rituais. Com essas informações podemos conhecer nossa origem e até mesmo justificar algumas ações da sociedade contemporânea.
Arte Rupestre na Europa
Resposta. Resposta: Expressão artística da Pré-história, a arte rupestre mostra-nos que a complexidade nas técnicas de pintura e escultura é uma característica antiga da humanidade.
Sobre o referido debate entre historiadores, é correto afirmar que o termo Pré-história é rejeitado porque: ... O termo "pré-história" é excludente, pois povos que nunca conheceram a escrita também possuíram (e possuem) sistemas de crença, guerrearam, plantaram e tinham uma sofisticada visão do mundo.
Podemos considerar o conceito de pré-história a época que antecede aos registros históricos, ou seja, antes do surgimento e desenvolvimento da escrita. Alguns historiadores criticam tal termo, pois na sua visão não existe uma anterioridade a história do mundo ou do homem e isso uma anterioridade a escrita.
Do ponto de vista formal, a expressão “pré-história” designa tudo que houve antes da história humana se desenrolar. Na prática, esse mesmo termo abarca o período que vai desde o surgimento da vida da Terra, a evolução da espécie humana, indo até o aparecimento da escrita.
O problema no termo "pré-história" é que nesse período, a história já estava acontecendo, não teria como haver um período antes daquele, pois se algo existe e está acontecendo, é história.
Período tido como o mais longo da Pré-História, do aparecimento da humanidade até 8000 a.C. Na Idade da Pedra Lascada, os homens eram nômades, ou seja, viviam em grupos deslocando-se constantemente para locais mais seguros e com possibilidade de caça, pesca, e coleta de frutos e raízes.
A Pré-história está dividida em três períodos: Paleolítico: também chamado de "Idade da Pedra Lascada", tem início há aproximadamente 4,4 milhões de anos e se estende até 8000 a.C. Neolítico: também chamado de "Idade da Pedra Polida", esse período vai de aproximadamente 8000 a.C. a 5000 a.C.
Porque a pré-história significa a história do homem antes da escrita. ... Um exemplo seria os povos nativos indígenas aqui do Brasil que não tinham um sistema de escrita. Então a polêmica estaria envolvida com relação a uma visão etnocêntrica que tende a privilegiar povos que possuem escrita, como os europeus, por exemplo.