Argila branca
A argila é um mineral de rochas sedimentares composta de grãos muito finos de silicatos de alumínio, associados a óxidos que lhe conferem diversas tonalidades e propriedades.
Confira qual é a cor ideal para cada tipo de pele:
Peles normais e secas podem usar até uma vez na semana para evitar o ressecamento do rosto. Já para mulheres que não têm tantos problemas ligados à oleosidade assim, a regrinha muda bastante: o ideal é usar a argila verde até uma vez na semana - ou, então, espaçar para intervalos de até 15 dias.
Menos popular no tratamento com argila, os benefícios das argilas vermelha, rosa (que é uma mistura da argila vermelha e branca) e roxa são ideais para o uso em peles secas e maduras pela sua composição, rica em magnésio e óxidos de ferro e cobre.
Por ter afinidade com óleo, a argila verde absorve a oleosidade excessiva da pele e, no caso da seca, como não existe este excesso, ela pode acabar absorvendo a gordura da barreira de proteção.
No caso da pele com rosácea, a dica é apostar nas versões que contem com propriedades calmantes e que ajudem a regular a circulação sanguínea - como é o caso da argila vermelha. "Ela tem uma ação suave que é ótima para as peles mais sensíveis", acrescenta a dermatologista.
Peça o laudo técnico à loja onde compra sua argila e ou à marca da sua argila para ter certeza da sua procedência e qualidade. Se ficou convencida da necessidade desses cuidados, pode escolher as argilas da Terramater que respeita todos os cuidados acima listados.