As principais características da agricultura familiar são a agricultura de subsistência, pequenas propriedades, baixo nível de tecnologia, pouco capital disponível e divisão do trabalho entre familiares, Agricultura de subsistência é basicamente a agricultura familiar como fonte de sustento para as famílias.
Principais características da agricultura comercial Maior aproveitamento de terras e recursos; Utilização de técnicas de mecanização; Aumento da produtividade; Pode ser aplicado e destinado para diferentes tipos de mercado.
As principais características dos agricultores familiares são a independência de insumos externos à propriedade e a produção agrícola estar condicionada às necessidades do grupo familiar. ... Desta forma, as necessidades do agricultor são atendidas com os produtos obtidos dos ecossistemas.
A agricultura moderna é aquela em que o sucesso do processo depende do uso de tecnologia, acesso a recursos, gestão, investimento, características do mercado e apoio a nível governamental. ... Este tipo de atividade é compatível com a agricultura de subsistência, que resiste em algumas áreas a desaparecer.
A agricultura familiar é a produção agrícola e pecuária realizada por pequenos produtores, empregando, em geral, mão de obra relacionada com o núcleo familiar, mas também podendo contar com a presença de trabalho assalariado.
Além da importância para a economia, a agricultura familiar tem um peso muito grande na segurança alimentar da população, pois é uma atividade que produz alimentos saudáveis, essenciais para o combate à desnutrição e obesidade.
Eles estão cercados pela agricultura intensiva e o desmatamento. Sem água, produção agrícola e pasto estão sumindo. A degradação das veredas provoca problemas para os veredeiros, pequenos agricultores que dependem delas para viver e produzir.
Muitos dos principais problemas na agricultura estão ligados a fatores naturais, mas não só....1. Falta de mão de obra qualificada
Pontos positivos: descentralização de lavouras nas mãos de grandes produtores, baixo custo de produção, integração familiar, pouco uso de agrotóxicos. pontos negativos: grandes latifundiários, pouco auxílio governamental, baixo custo delimitando sua área de atuação, não há fomento governamental.
POSITIVOS: Maior produtividade, menos utilização de mão de obra, rapidez na operação, baixo custo após a sua quitação, melhoria na parte de licros. NEGATIVA: Desemprego de muitas pessoas, substituição do homem pela máquina, agressão mais violenta e rápida ao solo, custo para adquirir, altíssimo.
Uma das principais vantagens do processo de modernização do campo foi o aumento significativo da produtividade, incluindo a geração e distribuição de alimentos pelo mundo, o que contrariou perspectivas pessimistas que acreditavam que o crescimento populacional superaria a disponibilidade de recursos.
Entre os efeitos da mecanização do campo, destacam-se as mudanças nas relações de trabalho, o êxodo rural e o aumento da produtividade. O espaço rural foi, de certa forma, uma das primeiras marcas do homem a partir da transformação do meio natural em espaço geográfico.
Perda de biodiversidade; Erosão do solo; Poluição do solo causada pelo uso de fertilizantes; Redução da mão de obra rural.
ocorre a substituição da mão de obra humana pela máquina/robô.
Resposta. as consequências são bem simples! com a chegada da mecanização (máquinas) evolui a rapidez nas colheitas gerando mais rapidez para a exportação para a cidade podendo vender mais e elevando a economia do país !
Esgotamento do solo; ... Poluição do solo causada pelo uso de fertilizantes; Redução da mão de obra rural. Além da grande migração de pessoas do campo para a cidade (Êxodo rural), aumentando a taxa de desemprego, e aumento da concentração fundiária no país (Bastantes terras em mãos de poucas pessoas).
Na atualidade, os principais produtos da agricultura da região são: soja (45% da produção nacional, sendo o país o maior produtor do mundo), milho (42% da produção nacional, sendo o país o 3º maior produtor do mundo), cana-de-açúcar (22% da produção nacional, sendo o país o maior produtor do mundo), algodão (50% da ...
Aumento da produtividade agrícola em países não industrializados; Desenvolvimento agrícola; Expansão da fronteira agrícola; Desenvolvimento tecnológico.
Resposta: Esse processo ficou conhecido como cercamento, ele ficou conhecido assim porque cercavam as terras.
Modernização é um conceito no âmbito das ciências sociais que refere-se ao processo pelo qual uma sociedade, através da industrialização, urbanização e outras mudanças sociais torna-se moderna em aparência ou comportamento, transformando completamente a vida dos indivíduos que a constituem.
O processo de modernização da agricultura instituído principalmente a partir da década de 1960 exigiu do Estado uma maior participação no processo produtivo através de incentivos governamentais. Era necessário integrar a agricultura no novo sistema liderado pela formação dos complexos agroindustriais.
Dos principais produtos agropecuários do Brasil, cabe destaque para a cana-de-açúcar, o café e a laranja, dos quais somos os maiores produtores mundiais; a soja, o fumo e a carne bovina, e ocupamos a segunda posição internacional; e o milho, produto em que o Brasil é o terceiro país em volume de produção anual.
Resposta. a expressão revolução verde refere-se à invenção e disseminação de novas sementes e práticas agrícolas que permitiram um vasto aumento na produção agrícola a partir da década de 1950 nos estados unidos e na europa e, nas décadas seguintes, em outros países.
Como a agricultura se desenvolveu no Brasil? Em suma, a agricultura brasileira teve início na região nordeste, no século XVI, com a criação das chamadas “Capitanias Hereditárias” e o início do cultivo da cana. Nesse período, a atividade era baseada na monocultura, mão de obra escrava e grandes latifúndios.