O autor aborda as etapas do desenvolvimento do desenho da criança em três fases: garatujas, pré-esquemática e esquemática. O desenho é a primeira escrita da criança. A criança desenha para experimentar, comunicar e poder registrar a sua fala: Para melhor conhecer a criança é preciso aprender a vê-la.
O desenho é fundamental para ele, é o suporte que dá estrutura, é o esqueleto para dar sustentabilidade a sua arte facilitando sobremaneira a expressão exata que você deseja transmitir no ato espontâneo do CRIAR.
O desenho é a arte de representar, ou criar formas, utilizando materiais como lápis, carvão, pincel. Diferencia-se da pintura e da gravura, por ser considerado tanto como processo quanto como resultado artístico, uma obra bidimensional composta por linhas, pontos e formas.
Defende que o desenho é uma importante forma de linguagem expressiva e essencial para o pleno desenvolvimento da criança, como também, constitui as bases necessárias ao desenvolvimento das formas superiores de comunicação humana.
O desenho, como linguagem artística, proporciona à criança oportunidades que possibilitam com que ela expresse aqui e agora seus sentimentos a respeito de algo. E em alguns casos, até mesmo mostrar suas angústias e seus medos. Pode-se dizer que o desenho é uma das maneiras mais eficientes de comunicação.
Para Moreira (1984) o desenho da criança é a primeira forma de expressão gráfica, iniciada antes mesmo de ela dominar a leitura e a escrita, e é para ela é uma linguagem, como o gesto e a fala. O desenho também pode ser considerado um signo, que deixa pistas através da linguagem gráfica.
O que precisa O curso não requer nenhum pré-requisito, a não ser o interesse pela linguagem de desenho e a vontade de criar e se expressar por meio dele.
E uma forma de transmitir ideias e sentimentos. O desenho é uma linguagem universal onde podemos representar tudo aquilo físico, podemos representar emoções e sentimentos, como a arte tem diversas representações, diversos aspectos podem representar sentimentos.
O desenho é uma forma de comunicação. Na pré-história os homens das cavernas realizavam os desenhos nas paredes. Como chamamos essa forma artística de comunicação? Arte Rupestre 2.
Há três formas de desenhar:
O desenho criativo livre não precisa de um tema específico, é só soltar a sua imaginação no papel e desenhar o que você quiser, independente do que seja. ... o tema do desenho é natureza, ou seja, você pode fazer qualquer desenho referindo-se à natureza, mas não pode desenhar coisa que se referem à outro tema.
Desenho é uma forma de manifestação da arte, o artista transfere para o papel imagens e criações da sua imaginação. É basicamente uma composição bidimensional (algo que tem duas dimensões) constituída por linhas, pontos e forma. É diferente da pintura e da gravura em relação à técnica e o objetivo para o qual é criado.
Os quatro elementos básicos de um desenho são: Enquadramento, composição, proporção e perspectiva.
O desenho é a arte de representar, ou criar formas, utilizando materiais como lápis, carvão, pincel. Diferencia-se da pintura e da gravura, por ser considerado tanto como processo quanto como resultado artístico, uma obra bidimensional composta por linhas, pontos e formas.
Um desenhista ou desenhador é um artista gráfico especializado em melhorar a escrita, providenciando uma representação gráfica que corresponda ao conteúdo do texto associado.
A resposta correta é rascunho.
O desenho acadêmico, como o nome sugere, era o desenho estudado nas academias de arte, onde os alunos aprendiam a desenhar de maneira fiel o que existia ao seu redor.