Entre eles estão a batata, a mandioca, o inhame, o cará e, em especial, a banana verde. O amido resistente não é digerido pelas enzimas gástricas e é facilmente eliminado pelo bolo fecal com parte da gordura e açúcar digeridos.
Presente na banana verde, no arroz e na batata, esse amido multiúso dá uma força ao intestino e ajuda no controle do peso e do diabete. Uma revisão da Fundação Britânica de Nutrição dá muitos motivos para investirmos no amido resistente, um tipo de carboidrato que se comporta como uma fibra dentro do corpo.
É um carboidrato de origem vegetal que é encontrado, principalmente, em órgãos de reserva, grãos de cereais e raízes. Entre os principais alimentos que possuem amido, podemos citar a batata, batata-doce, trigo, mandioca, milho, aveia e arroz.
O Amido de milho é um ingrediente curinga. Ele tem diversos benefícios e pode ser utilizado de muitas formas. ... Com o Amido de Milho Fugini, por exemplo, você pode preparar receitas doces ou salgadas, engrossar caldos ou sopas e até mesmo fazer cremes. Por isso, vale a pena sempre manter um pacotinho na sua dispensa!
Por não ser considerado um alimento de alta densidade nutricional, como a maioria das farinhas, o amido de milho deve ser incluído de maneira equilibrada na dieta. O consumo excessivo pode favorecer o ganho de peso, como acontece com a maioria dos alimentos de alto valor energético.
O amido de milho é considerado um carboidrato refinado, o que significa que foi submetido a um extenso processamento e perdeu seus nutrientes. Estudos mostram que o consumo regular de alimentos ricos em carboidratos refinados, como o amido de milho, pode afetar negativamente a saúde do coração.
Amido de milho, também conhecido como maisena ou maizena (em referência à marca Maizena) é um carboidrato extraído do endosperma do milho. ... Por ser livre de glúten, o amido de milho é uma excelente alternativa à utilização de farinha de trigo como espessante em receitas.
Basta substituir uma parte da farinha de trigo (assim como na panqueca, você pode substituir até 1/3) por amido de milho. Para a medida certinha, você pode retirar duas colheres de sopa de farinha de trigo comum de cada xícara utilizada e adicionar duas colheres de amido de milho.
Confira algumas opções para substituir o amido de milho:
A farinha de arroz é a principal substituta da farinha de trigo nas receitas porque proporciona o espessamento da massa, assemelhando a textura de ambas as massas. Prefira a versão de arroz integral.
10 tipos de farinha que podem substituir a de trigo
Farinha de sorgo
Quer eliminar a farinha branca da sua alimentação? Veja 5 opções para substituí-la
Essas farinhas são saudáveis, mas podem pesar na balança.
Alimentos saudáveis para substituir o pão
Farinha branca é o nome dado para o tipo de farinha – geralmente de trigo – que passa por um processo de refinamento de seus grãos.
Alimentos feitos com farinha branca (pães, bolos e pizzas, por exemplo) tendem a aumentar o colesterol e também não são indicados. Para ter uma dieta mais saudável, uma boa dica é dar preferência às farinhas integrais, que são fontes de fibras, vitaminas e nutrientes importantes.
Conheça os Diversos Tipos de Farinha
Pode também causar aumento das taxas de colesterol ruim no sangue, o LDL, devido a rápida elevação de açúcar no sangue e do maior estocagem de gordura. Consumir alimentos que contêm farinha branca em grandes quantidades pode aumentar o nível de triglicerídeos no sangue.
O consumo da farinha pode desencadear um processo conhecido como glicação, em que as flutuações dos níveis de açúcar na corrente sanguínea dificultam a conversão de proteínas em energia. Isso favorece processos inflamatórios relacionados a doenças cardiovasculares e a problemas como artrite.
Confira 8 motivos pelos quais a farinha de trigo realmente faz mal
O índice glicêmico da farinha branca é alto, portanto o carboidrato (açúcar) é absorvido rapidamente na corrente sanguínea, não promovendo a saciedade, por isso quando consumimos alimentos pobres em fibras e proteínas rapidamente sentimos fome. Essa prática favorecerá ao ganho de peso e a compulsão alimentar.
Farinha de mandioca
Como Farinha Enriquecida Afeta Sua Saúde O consumo de farinha branca enriquecida ou produtos contendo farinha branca enriquecida faz com que o seu corpo grite durante o percurso de uma montanha-russa alta / baixa de açúcar. Farinha branca é nada mais do que carboidrato refinado e pode contribuir para a obesidade.
A farinha de quinoa pode ser utilizada na receita de pães, massas, tortas, biscoitos, mingaus e pudins, com a vantagem de não conter glúten e poder ser consumida por pessoas com hipersensibilidade ao leite e também portadores de doença celíaca, ou seja, que não podem consumir alimentos como cevada, aveia, trigo e ...