Tivemos, na Primeira Guerra Mundial, um conflito entre dois blocos principais: Alemanha, Império Austro-Húngaro e Itália (que depois tornaria-se parte da Entente), formando a Tríplice Aliança; Inglaterra, França e Rússia, formando a Tríplice Entente.
O conflito aconteceu entre as grandes potências do mundo, um total de 17 países envolvidos. As nações dividiram-se em duas alianças opostas, sendo inicialmente organizadas da seguinte forma: - Tríplice Aliança: Alemanha, Império Austro-húngaro e Itália; - Tríplice Entente: França, Reino Unido e Rússia.
Resposta. Resposta: Os alemães, temerosos de alguma retaliação francesa e a fim de manter as fronteiras que haviam adquiridos, desenvolveram uma política externa de alianças, os principais países que se tornaram aliados da Alemanha foram o Império Austro-húngaro e a Itália, juntos formaram a Tríplice Aliança.
No ano de 1882, a Alemanha, o Império Austro-Húngaro e a Itália formaram a chamada Tríplice Aliança. Nesse acordo ficava estabelecido que caso um dos países declarasse guerra, os demais envolvidos se comprometiam a permanecerem neutros. Além desse ponto, outras questões militares ficaram pré-estabelecidas.
A Europa estava dividida em dois blocos militares antagônicos: a Tríplice Aliança - formada por Alemanha, Itália e Império Austro-Húngaro - e a Tríplice Entente - formada por Reino Unido, França e Império Russo.
A Segunda guerra mundial envolveu dois blocos antagonicos; o eixo e os aliados quais foram os principais paises que compuseram cada bloco.
Os blocos da Segunda Guerra Mundial (1939-1945) foram:
Resposta. a) Aliados => Estados Unidos, França, Inglaterra e União Soviética; Eixo => Alemanha nazista, Itália fascista e Japão Imperial. ... Os países do bloco aliado, por sua vez, não possuíam pretensões expansionistas abusivas e genocidas como as do Eixo.
Antecedentes
De um lado, estavam os países que ficaram conhecidos como potências do Eixo; do outro, os que formaram o bloco dos Aliados. Alemanha, Itália e Japão eram as grandes potências do Eixo. Os principais Aliados eram os Estados Unidos, a União Soviética, o Reino Unido (Grã-Bretanha) e a França.
Muitos países, com o intuito de se fortalecer economicamente, unem-se para alcançar mercados e verticalizar a sua participação e influência comercial no mundo. A criação de blocos econômicos estreitou as relações econômicas, financeiras e comerciais entre os países que compõem um determinado bloco econômico.
Os grupos que se enfrentaram na guerra foram os Aliados (Reino Unido, França, União Soviética e Estados Unidos) e o Eixo (Alemanha, Itália e Japão).
Churchill, Hitler, Stalin, Roosevelt, De Gaulle, Mussolini são considerados os personagens principais da Segunda Guerra Mundial.
Resposta. Resposta: Aliados: Reino Unido, França, EUA e URSS (principais forças); Eixo: Alemanha, Itália e Japão (principais forças).
Polônia, o país
B - Embora a guerra tenha terminado em 1945, o Japão assinou a rendição apenas em 1948. C - Alemanha, Itália e Japão saíram derrotados, marcando o fim dos governos fascista e nazista na Europa. D - Japão, Estados Unidos e França foram os países que mais saíram fortalecidos politicamente após a Segunda Guerra Mundial.
Talvez, fosse mais adequado perguntarmos se houve vencedores. Não há dúvidas que a Alemanha foi a grande derrotada na Primeira Guerra. Quando a guerra acabou, Inglaterra, França e seus aliados foram aparentemente os grandes vencedores.
Os grandes bombardeiros, alguns convertidos diretamente em aviões civis, seriam a origem do transporte aéreo. Na década seguinte surgiram os serviços de viagens, principalmente em hidroaviões, já que aeroportos eram raros. Também graças à Guerra, os serviços tinham boa oferta de mão de obra: os veteranos do conflito.
O Brasil teve uma participação modesta na Primeira Guerra Mundial (1914-1918), já que não possuía grandes recursos bélicos. Assim sendo, o país limitou-se a fornecer apoio pontual, em colaboração nos combates aéreos e marítimos, bem como no auxílio aos feridos nos campos de batalha.
Resposta. Pontos positivos: grandes desenvolvimentos tecnológicos (drones, tanques, raios-x portáteis, lâmpadas ultravioletas e submarinos). Outro fator importante foi a conquista de muitos direitos femininos. Pontos negativos: Aproximadamente 10 milhões de combatentes mortos e 20 milhões mutilados.
Quando a Primeira Guerra Mundial foi deflagrada em 28 de julho de 1914, o Brasil adotou uma postura neutra em 4 de agosto de 1914. A posição brasileira seguiu a decisão dos EUA, que também declarou a neutralidade na primeira fase do combate. ... Havia um intenso intercâmbio político e comercial entre Brasil e Alemanha.
Paralelamente, os prejuízos econômicos trazidos aos países envolvidos foram enormes. Cerca de um terço das riquezas acumuladas pela Inglaterra e pela França foram perdidas com a Primeira Guerra. O parque industrial europeu foi quase reduzido pela metade e o potencial agrícola sofreu uma queda de 30%.