O divórcio é um ato definitivo, segundo a legislação. Por isso, após a sua homologação não existe a possibilidade de se voltar atrás.
ANULAÇÃO DE PARTILHA EM DIVÓRCIO CONSENSUAL – PRAZO DECADENCIAL. A partilha homologada no divórcio consensual traduz negócio jurídico, cujo prazo decadencial é de quatro anos. O ex-marido requereu a anulação da partilha homologada em divórcio consensual por erro na relação de bens pertencentes ao casal.
Após a homologação do divórcio, ocorrendo o arrependimento do casal e o desejo pela reconciliação, os mesmos terão que casar novamente. Não existe a possibilidade de “reaproveitar” o casamento alvo do divórcio.
Depois de enfrentar dificuldades para reestruturar a vida após o fim de um casamento, a psicóloga Lisandra Zanuto descobriu iniciativas específicas para assessorar recém-separados
Chame a sua melhor amiga e chore tudo que tem para chorar, coma sozinha um pote de sorvete, vá dormir mais cedo no escuro, e chore até aliviar toda a dor que está te destruindo por dentro. Tente se esvaziar de tudo o que te aconteceu para dar espaço as novas alegrias que estão por vir.
Veja algumas dicas para evitar comportamentos que poderão somente aumentar o seu sofrimento.
Mulheres tendem a sofrer mais com o rompimento de uma relação, mas homens apenas tocam a vida, sem jamais ter se recuperado 100%. É o que diz um novo estudo publicado pela Universidade de Binghamton, de Nova York (EUA).
Se decidimos nos separar, a forma de quebrar esse vínculo é o divórcio! Ou seja, o divórcio é o instrumento jurídico pelo qual se põe fim ao casamento. Se um casal quer se separar, é pelo divórcio que vão conseguir a dissolução do casamento.
10 passos para lidar com o Divórcio
Passo 1 - Descubra exatamente por que ele quer se separar Você tem que saber o motivo exato. Dizer que ele quer se separar de você porque não te ama mais é muito vago. Se ele falou isso, é necessário saber o porquê ele não te amar mais, porque esse será o verdadeiro motivo dele querer se separar.
O homem, na sua vasta maioria, encara esse momento como oportunidade de demonstrar, ou reafirmar sua masculinidade. ... Na maioria absoluta dos casos, o homem tenta demonstrar naturalidade após um término. É uma atitude (nem sempre proposital), de fingimento, como se aquela situação não o abalasse tanto assim.
Ao contrário do que dizem, os homens também sofrem quando o casamento chega ao fim, principalmente, quando o motivo é traição. Não tem jeito, quando o assunto é separação o sofrimento é inevitável para todas as partes envolvidas. ... Os homens também compartilham dessa dor.
A causa mais comum de arrependimento está relacionada com rupturas sentimentais. Acontece no momento em que a pessoa que terminou o relacionamento percebe o verdadeiro valor do/a ex, seja por motivos reais ou lembranças enviesadas de sua relação.
Não existem muitos dados sobre quem termina mais relacionamentos, se é o homem ou a mulher, mas o senso comum das pessoas pode estar correto: uma revisão da literatura sobre o divórcio publicada na revista American Law and Economics Review em 2000 descobriu que 60 a 80% dos divórcios nos Estados Unidos são pedidos por ...
É demais para homens inseguros e acomodados na vida que mesmo sem amor, tem tudo certinho do jeito que gostam. ... Geralmente homens que agem assim, por medo de mudanças evitando a separação, são acometidos de depressão. Isso mesmo. Eles sinalizam esse sofrer pelos cantos, aos prantos.
A Separação Judicial pode ser consensual, ou seja sem litígio, ou pode ser contenciosa, com litígio. Quando é consensual as duas partes devem estar de acordo com os termos da separação. Quando há litígio é porque um dos Cônjuges não aceita a Separação ou os termos impostos pelo outro Cônjuge.
Assim que o término do namoro ou casamento acontece, seja por traição ou qualquer outro motivo, comece a agir. Segundo Maria Izabel, o ideal é tentar contar o término para parentes ou amigos. Dessa forma você consegue assimilar dentro de você mesmo os lados negativos do relacionamento e sentir a necessidade de mudança.
Terminou um relacionamento? Veja sete dicas para dar a volta por cima!
Depois de seis semanas a maioria das pessoas começa a se adaptar à vida sem o antigo namorado, mas pode demorar até três meses para voltar ao normal, diz Durvasula. "Pode ser muito mais rápido", diz ela. Se tudo falhar e você ainda sentir que está na mesma rotina, pode ser hora de considerar a terapia.
Quando o amor acaba, você pode interpretar a realidade do seu ponto de vista mas, também, ter empatia com a outra pessoa e colocar-se no lugar dela. Mesmo que os seus sentimentos sejam outros, essa pessoa merece estar com alguém que queira estar do seu lado de forma incondicional.
No post de hoje vamos abordar os seguintes tópicos:
Por isso a psicologia alerta para a necessidade de reflexão, autoconhecimento e muita maturidade para lidar com um relacionamento que não vai bem, alertam os psicólogos. A autorreflexão e um desejo profundo de ser sincero consigo mesmo é a atitude mais recomendada, quando nosso relacionamento não vai bem.
Como é que vou dizer que acabou?