As pessoas sabem que, apesar da passagem dos anos, as estrelas que formam as constelações como Órion, Escorpião, o Cruzeiro do Sul, não mudam de lugar … uma em relação às outras. O motivo que explica esse fenômeno está relacionado A à distância entre as constelações e a Terra.
As células de um mesmo organismo tornam-se diferentes umas dos outras porque sintetizam e acumulam moléculas de RNA e, consequentemente, de proteínas diferentes. É por isso que elas diferem tanto em suas estruturas e em suas funções.
Na biologia do desenvolvimento, diferenciação é o processo no qual as células vivas se "especializam", gerando uma diversidade celular capaz de realizar determinadas funções. A diferença está na ativação e inibição de grupos específicos de genes que determinarão a função de cada célula. ...
Resulta da expressão diferencial de genes e é um processo ontogenético que ocorre no desenvolvimento dos seres multicelulares. As células proliferam-se, diferenciam-se, migram e interagem umas com as outras e com a matriz extracelular, formando diferentes tecidos e órgãos.
A comunicação entre as células acontece por meio de sinalização, a qual pode ser de junções gap (comunicantes), adesão, dentre outras.
As junções comunicantes, também chamadas de junções gap ou nexos, são estruturas que permitem a comunicação entre células através de conexinas (proteínas pertencentes a cada uma das células e que as atravessam).