Para quem não sabe, o chocalho da cascavel funciona como uma espécie de alerta. Da mesma forma que você ficaria assustado se ouvisse o som de seu guizo, os demais bichos também se comportam da mesma maneira, o que funciona muito bem na hora da cobra ganhar espaço e espantar seus inimigos.
cascavel
Coloque o chocalho em um local quente e seco até que seque completamente. Sem a carne dentro do chocalho, ele secará rapidamente e produzirá um chocalho que durará por tempo indeterminado.
Use uma armadilha de cola. Quando a cobra se arrastar para dentro da armadilha, ela ficará presa à cola que forra o chão. Quando uma cobra for capturada, abra a armadilha e derrame óleo sobre o animal para que ele possa se soltar e deslizar para fora.
Evite colocar as mãos ou qualquer parte do corpo desprotegida próxima de uma serpente, pois uma espécie venenosa pode dar um bote com alcance equivalente a 1/3 de seu tamanho corporal. Ao capturar o animal deve-se colocá-lo dentro de uma caixa de madeira com pequenos furos e sem frestas que permitam a fuga do animal.
Segure a cobra com as duas mãos. Coloque uma mão na marca de 1/3 do corpo da cobra e a outra um pouco mais próxima da cauda dela. Assim, você vai sustentar o corpo dela de forma uniforme e segura. Se o animal estiver se movimentando ao ser manuseado, ele pode acabar escorregando e se soltando de suas mãos.
Olhe em áreas frias, escuras, mas não coloque o seu braço nessas áreas, primeiro, acenda uma lanterna. Só porque você não consegue ver uma cobra em um primeiro momento, não significa que não há uma lá. Junto das pedras e sob rochas são bons lugares para procurar.
Assim como acontece com iguanas e outros répteis, todas as cobras de estimação devem ser compradas somente de criadores legalizados, com registro no IBAMA. Dessa forma, ao comprar cobra legalizada, você tem garantia que está adquirindo um bichinho que tenha nascido e sido criado em um cativeiro responsável.
Como preparar uma cobra para comer
O preço do filhote começa em R$ 2.