Batata yacon é indicada para quem tem diabetes Isso porque ela permite o controle da glicemia por pessoas que possuem diabetes do tipo 2, que é aquela em que o corpo não produz ou quase não produz insulina.
PROPAGAÇÃO A técnica recomendada para multiplicação é, após a colheita das raízes tuberosas, retirar da touceira da planta os propágulos – ocorrem no “pé” da planta (coleto) e logo acima das raízes tuberosas. Em seguida, separe e corte-os em pedaços, tendo em cada um, pelo menos, quatro gemas ou brotos./span>
“A batata yacon, por sua vez, possui quantidade menor de carboidrato (açúcar) digerível do que a batata doce e possui também boa quantidade de fibras, que é uma das substâncias que ajuda a evitar que a glicemia (açúcar no sangue) suba muito… Com isso, ela auxilia no controle da glicose”, acrescenta Bruna.
A batata doce é rica em fibras, fonte de ferro, vitaminas E, A e C e potássio. O tubérculo possui cinco vezes mais cálcio, o dobro de fibras e mais potássio que a batata-inglesa. Nativo das Américas, este carboidrato é considerado “do bem”.
Solanum tuberosum
A “Ágata” cozimento e purê. A “Catucha” é para palitos./span>
De acordo com Vanessa, a mesma quantidade de batata doce tem mais calorias e mais carboidratos do que a batata inglesa. Por outro lado, devido a quantidade de fibras, a batata doce acaba tendo um índice glicêmico menor, e por isso as pessoas acabam dizendo que ela é melhor do que a inglesa./span>