Ainda para Gunfaremin (2013) “no culto Egúngun, o akòko desempenha um papel fundamental na união dos seres do Ayé (mundo dos vivos) e Orun (mundo dos espíritos). ... O akòko, segundo alguns Babalorixás antigos serve de ligação entre orun e o aye. REFERÊNCIAS. AKÒKO a folha do reconhecimento.
Oriri – Acalma, tira perturbações e traz energia no banho de ervas. Com problemas de nervos colocar a folha úmida na cabeça. Serve para dormir com ela.
"A arruda e o guiné são ervas de descarrego utilizadas para limpeza espiritual, proteção e cura energética. São conhecidas por criar um campo de força que protege contras as más energias. O manjericão e o alecrim são ervas mornas, responsáveis pela renovação, pelo equilíbrio e por restaurar nosso corpo energético.
O banho de sal grosso é um dos mais famosos quando se trata em afastar o mau-olhado, a inveja e as energias negativas. O sal grosso serve para fazer um banho do descarrego, ou seja, para limpar o seu corpo de cima abaixo de todos os males que possa ter.
De acordo com o Centro Espírita Urubatan, o banho de descarrego mais simples utiliza apenas sal grosso. Uma vez que o sal trata-se de um condutor elétrico, ele absorve os átomos carregados de energia negativa. Uma dica fundamental é tomar o banho de sal grosso apenas do pescoço para baixo.
Junte dois litros de água, sete colheres de sopa de sal grosso e adicione até três ervas mencionadas a cima. Não misture com outras ervas e nem faça outras combinações, pois seu banho não irá surtir o efeito desejado de limpeza e descarrego. Ferva por 3 minutos e retire. Utilize para o banho quando estiver morna.
Como preparar o banho de alecrim com sal grosso:
Cuidados durante a preparação do banho de descarrego O banho de descarrego com 7 ervas deve ser preparado pelo menos 1 hora antes de ser tomado. ... O banho de descarrego com 7 ervas não deve se usado quando a mulher está menstruada e pode ser usado por gestantes.
Como preparar: