O pé cavo é aquele que possui o arco bem acentuado e curvo.
O tratamento conservador com especialista em pé cavo inclui uma ou mais das seguintes opções:
Melhores Tênis Para Pés Cavos ou Altos
Em termos gerais, podemos identificar três tipos de pé: pé grego, pé egípcio e pé romano (ou quadrado).
Pé grego – essa é a condição de um pé em que os dedos são diferentes, alguns deles mais longos do que o dedão.
A posição e o formato dos dedos dos pés também indicam a forma como cada pessoa lida com as emoçõesSegundo o especialista holandês Imre Somogyi, os pés podem revelar características surpreendentes das pessoas.
O pé quadrado ou camponês é aquele em que todos os dedos têm o mesmo tamanho. Quem tem essa forma costuma transmitir muita serenidade, calma e honestidade – com certeza você vai querer ter essa pessoa por perto. Excelentes amigos, são sinceros e bastante confiáveis.
Confira um guia básico para ler os pés
O pé e seus ossos podem ser divididos em três partes anatômicas e funcionais:
A palma do pé ou planta do pé é a parte inferior do pé humano. Anatomicamente, a palma do pé é dita possuir aspecto plantar. A superfície equivalente em ungulados é o casco.
Também conhecido como peito do pé, o dorso é a parte de cima da região chamada mediopé. O dorso é formado por inúmeras articulações presentes entre os ossos do tarso (calcâneo, talus, navicular, cubóide e os cuneiformes).
De todos os ossos do tarso, o cuboide é o que está na posição mais lateral. O osso navicular é de grande importância para movimentar o pé para fora e para dentro, realizando rotação.
A dor na lateral do pé seja interna ou externa, pode ter diversas causas como, fadiga muscular, joanete, tendinite ou entorse. Na maioria dos casos se trata de uma dor que não terá duração superior a dois dias e que pode ser tratada em casa com compressas de gelo, repouso e elevação do pé.
Ossos do pé
Em zoologia, chama-se hálux ao dedo grande do pé ou, mais corretamente, o primeiro pododáctilo, no humano e, em geral ao primeiro dedo das patas traseiras dos vertebrados tetrápodes.
Existem vários tipos de cirurgia que são empregadas para o tratamento do Hallux Rigidus de grau moderado a grave. As osteotomias e queilectomias são procedimentos utilizados para descomprimir a articulação e retirar os bicos ósseos que causam o impacto, melhorando assim o movimento e aliviando a dor.
A Sesamoidite (dor embaixo do dedão do pé) refere-se à inflamação dos ossos sesamóides. Ao contrário de outros ossos que são conectados entre si através de uma articulação, os sesamóides repousam dentro de tendões. Dessa forma, esses ossos atuam como uma roldana para os tendões que circundam o dedão do pé.
A dor nos pés pode ser facilmente provocada pelo uso de sapatos inadequados, calos ou, até, por doenças ou deformidades que atingem as articulações e os ossos, como artrite, gota ou neuroma de morton, por exemplo.
Na maioria dos casos, a paroníquia pode ser tratada apenas com compressas quentes, 3 a 4 vezes por dia, e higiene adequada do local. Se houver sinais de pus, o recomendado é drená-lo. Se a quantidade de pus for pequena, uma massagem suave no dedo imerso em água morna costuma facilitar a drenagem.
UNHA ENCRAVADA: DICAS PARA LIDAR COM ISSO EM CASA
A maioria dos casos de tendinite pode ser solucionado com um tratamento conservador, composto por prática de exercícios, massagens, bolsa de gelo e um bom período de repouso. Nos casos mais graves, o uso de anti-inflamatórios e e sessões de fisioterapia podem ser recomendados.
Existe algum remédio que posso aplicar em caso de dor e inflamação devido à unha encravada? “Sim, pomada de mentol, cânfora e óleo de eucalipto, muito comuns no Vick Vaporub, pois alivia a dor e ajuda contra a inflamação”, orienta Cleide.
Remédios Alguns dos medicamentos que podem ser indicados são Ibuprofeno, Naproxena, Paracetamol, Cataflan, Voltaren e Calminex, por exemplo.
Tratamento de Sesamoidite O tratamento geralmente é conservador. No entanto, se as medidas conservadoras falham, o seu médico pode recomendar a cirurgia para remover o osso sesamoide.
A sesamoidite é uma inflamação nos ossos sesamóides, causada por uma sobrecarga muito grande na articulação entre o dedão e o pé (metatarsofalangeana). De acordo com o estudo “Painful sesamoid of the great toe”, essa condição pode ser muito dolorosa, levar a inflamação, dor, inchaço e até fraturas.
Para descansar o dedo do pé, o médico pode imobilizá-lo com uma fita ou cinta específica, evitando a sobrecarga e o stress na região. Outra maneira de proteger a articulação é imobilizar o pé em uma bota de gesso ou uma órtese curta especial que impede os movimentos.
Como tratar