Um músculo pode cruzar apenas uma articulação e é chamado de Monoarticular, exemplo: músculo braquial; pode cruzar duas articulações, Biarticular, exemplo: músculos bíceps braquial; ou cruzar várias articulações, Poliarticular, exemplo: músculos flexores superficiais e profundos dos dedos.
Todos os músculos do quadríceps cruzam a articulação do joelho, mas apenas o RETO FEMORAL é biarticular, ou seja, atravessa tanto a articulação do joelho quanto a do quadril. Por isso, a posição articular do quadril e do joelho interferem na capacidade de gerar força do reto femoral.
Músculo ou grupo de músculos principais agentes de um movimento. Também pode ser conhecido como motor primário. O agonista sempre se contrai ativamente para produzir uma contração concêntrica, excêntrica ou isométrica. Músculo ou grupo de músculos que executa ação oposta à do agonista.
Músculos dos Membros Superiores
Observando-se a função, os músculos podem ser classificados em agonistas, antagonistas e sinergistas.
O compartimento medial da coxa é composto por seis músculos: grácil, pectíneo, adutor longo, adutor curto, adutor magno e obturador externo. Função: Articulação coxofemoral: flexão da coxa, adução da coxa, rotação lateral da coxa, estabilização da pelve.