AJUSTE COM INTERFERÊNCIA: É o ajuste em que o diâmetro do eixo é sempre maior que o diâmetro do furo.
Este sistema estabelece uma série de tolerâncias fundamentais que determinam a precisão da peça, ou seja, a qualidade de trabalho, uma exigência que varia de peça para peça, de uma máquina para outra. A norma brasileira ABNT NBR-6158:1995, prevê 20 graus de tolerância.
Veja as principais diferenças entre a calibração e aferição: ... A calibração é um conjunto que apresenta os valores específicos indicados pelo próprio aparelho; Aferição é um equipamento responsável por comparar pesos e medidas, e geralmente é utilizado após a calibração do equipamento.
Regular: ajustar os componentes da máquina às características da cultura e produtos a serem utilizados. Ex.: Ajuste da velocidade, tipos de pontas, espaçamento entre bicos, altura da barra etc. Calibrar: verificar a vazão das pontas, determinar o volume de aplicação e a quantidade de produto a ser colocada no tanque.
O factor mais crítico, de modo geral, é a variação da temperatura ambiente. Essa variação provoca, por exemplo, dilatação das escalas dos instrumentos de medição. ... É a menor variação da grandeza a medir que pode ser indicada ou registrada pelo sistema de medição.