O adjetivo exógeno – cujo x se pronuncia z – é aplicado a qualquer fator «que tem origem no exterior». ... Recorde-se, a propósito, o adjetivo endógeno, um antónimo, por se aplicar àquilo «que tem origem no interior; que é devido a fatores externos (dicionário da ACL).
A temperatura corpórea, a liberação do cortisol, as variações do ritmo cardíaco e da pressão arterial, são exemplos de ritmos circadianos. ... Nos fatores exógenos podemos citar a temperatura, o ambiente, o ciclo sono/vigília, a luminosidade, as estações do ano, tensão de oxigênio e ciclos de gravitação.
Dessa forma, o ritmo determina a velocidade, a forma, seja na dança, esporte ou luta, de todos os processos de expressão corporal. Além disso, vale salientar que o ritmo determina as funções vitais, como o respiratório e cardíaco, devendo o organismo se adaptar a ele.
Um dos esportes que mais possui ritmo é o boxe, usado para executar golpes, defesa(esquivar). No basquete encontramos ritmo quando driblamos com a bola alternando as mãos, no futebol nas embaixadinhas e driblar, e nas danças como Ginástica Rítmica, Frevo e Samba, etc..
Resposta. pratico ginastica ritmica desde pequena, envolvemos o ritmo para dar beleza e leveza e harmonia aos nossos movimentos ginicos e aos passos de dança.
Resposta: Sem música não há dança. ... A dança, portanto, apenas ocorre quando o corpo executa movimentos a partir de um determinado ritmo.