Resposta. Isso significa que você não guarda e nem esconde nenhum segredo de ninguém. Tudo de sua vida é de conhecimento dos outros.
Segundo o escritor Monteiro Lobato, “uma nação se faz com homens e livros”. A advertência do escritor diz respeito à importância da leitura na construção de uma identidade social, por parte do leitor, e, como também, o desenvolvimento de um país. ... Portanto, leitura e autonomia intelectual andam de mãos dadas.
Segundo Paulo Freire a leitura do mundo precede sempre a leitura da palavra. O ato de ler se veio dando na sua experiência existencial. Primeiro, a “leitura” do mundo do pequeno mundo em que se movia; depois, a leitura da palavra que nem sempre, ao longo da sua escolarização, foi a leitura da “palavra mundo”.
É a palavra que colhe o sentido do vivido, recolhe experiências, reúne em um mesmo tempo e espaço o eu, os outros e o mundo, produzindo um rico diálogo, uma comunicação. As palavras são geradoras de outras palavras a partir de seus sentidos.
Paulo Freire diz que a leitura do mundo precede a leitura da palavra. Ou seja, antes de uma pessoa ser alfabetizada e aprender a decodificar, se gundo esse preceito, ela já saberia ler implicitamente, mas não as palavras grafadas num livro, por exemplo, mas, a grosso modo, essa pessoa sabe ler a vida.
Educação e conscientização, Paulo Freire. Dessa forma, o processo de ensino-aprendizagem envolve a transformação de homens e mulheres em sujeitos de transformação social. As pessoas devem saber ler não apenas letras, mas ler o mundo, a partir de uma perspectiva crítica e autônoma.
“Uma forma de fazer a leitura do mundo é por meio da leitura do espaço, o qual traz em si todas as marcas da vida dos homens”. A frase é da educadora Helena Copetti Calai que defende, no texto “Aprendendo a ler o mundo: a Geografia nos anos iniciais do ensino Fundamental”, a leitura de mundo na vida.
A criança quando chega à escola já traz a sua leitura de mundo, pois ela tem um conhecimento prévio influenciado pela família, na qual foi colocada diante de imagens que devem ser decifradas. ... Assim, é através das imagens que as crianças conseguem entender o mundo em que vivem e conseguem se comunicar.
Benefícios da leitura para as crianças O contato com os livros, o ato de sentir o cheiro, as texturas e interagir com as histórias auxilia no desenvolvimento psicomotor, cognitivo e intelectual das crianças. A leitura também contribui para melhorias no vocabulário, na fala e no rendimento escolar.
Para o cantinho da leitura no quarto é válido utilizar prateleiras e nichos para organizar os livros e também não se esqueça de colocar um puff bem grande, almofadas e tapete para deixar o espaço com uma cara mais descontraída e transformar o cantinho da leitura no quarto em um local de puro conforto.
Como fazer um cantinho da leitura Valorize o ambiente que possui uma ótima iluminação natural e acrescente a decoração com uma luminária de chão para auxiliar uma leitura noturna. Outra dica é fugir dos ambientes que possuem TV ou com interferências de barulhos e ruídos.
Por isso, uma dica muito importante para escolher a poltrona confortável para leitura é observar se ela acomoda toda a sua costas, se você consegue colocar os pés no chão enquanto está sentado, se ela tem apoio para os braços, entre outros detalhes.