A bioestatística é a aplicação de estatística ao campo biológico e médico, sendo essencial ao planejamento, coleta, avaliação e interpretação de todos os dados obtidos em pesquisa em tais campos. É fundamental à epidemiologia, à ecologia, à psicologia social e à medicina baseada em evidência.
Tipos de estudos epidemiológicos
O método epidemiológico, por outro lado, é uma compilação de conceitos e estratégias, derivados e compartilhados com várias ciências, porém aplicados ao estudo da saúde e de doença, no nível populacional. A aplicação do método epidemiológico conduz, progressivamente, ao raciocínio epidemiológico.
À sua finalidade, o estudo caso-controle permite realizar análise de casualidade e o. transversal indica a prevalência de acordo com as características da população.
Vantagens dos estudos de coorte: Permitem o cálculo direto das taxas de incidência e o do risco relativo. Os estudos de coorte são a melhor alternativa aos estudos experimentais, que são, muitas vezes, inviáveis em investigação médica.
O processo descritivo visa à identificação, registro e análise das características, fatores ou variáveis que se relacionam com o fenômeno ou processo.
função descritiva A informa o veiculada quando se faz uso da fun o descritiva um tipo de informa o que "pode ser explicitamente afirmada ou negada e, pelo menos nos casos mais favor veis, objectivamente verificada".
O texto descritivo é um tipo de texto que envolve a descrição de algo, seja de um objeto, pessoa, animal, lugar, acontecimento, e sua intenção é, sobretudo, transmitir para o leitor as impressões e as qualidades de algo.