A senescência é um processo natural do desenvolvimento. No entanto, muitas vezes, ela é uma resposta ao estresse, como a queda de temperatura que se inicia no outono e segue até o inverno, principalmente em regiões temperadas.
A nível fisiológico, a ativi- dade metabólica que nos referimos compreende principalmente a respiração, biossíntese de etileno e transpiração. Desta forma, as operações de manuseio pós-colheita e armazenamento visam basicamente reduzir a atividade meta- bólica do fruto a fim de manter a qualidade por longo período.
As atividades pré-colheita incluem a seleção de área física, a avaliação de solo, a seleção da cultura vegetal e de suas variedades, as formas de plantio (sementes, mudas, enxertia, etc.), os cuidados com a cultura (combate às pragas do campo, irrigação, podas, proteção da cultura às intempéries, aplicação de hormônios ...
Para os tratamentos que foram constituídos da dessecação química, a dessecação da cultura foi realizada na condição de pré-colheita quando a cultura de feijão apresentava 55% de vagens secas, ou seja, quando as vagens mudaram da cor verde para amarela, resultando em maior desfolha da planta e perda de água pelos grãos.
Visando determinar a época adequada de colheita de feijão com base na qualidade fisiológica das semente, Silva et al. (1975a), constataram que o período entre 82 e 98 dias após a emergência foi o mais adequado para a colheita do cultivar Rico 23.
Dentre os ambientais, destacam-se a temperatura, a umidade relativa do ar, a luminosidade, a textura do solo, os ventos e as chuvas.
O emprego de índices de maturação, como firmeza da polpa, teor de sólidos solúveis, pH, acidez e coloração, asseguram a colheita num estádio em que o fruto desenvolverá qualidade sensorial aceitável após a colheita e, ao mesmo tempo, permite flexibilização da comercialização, com o conhecimento da qualidade inicial e a ...
São exemplos de frutos climatéricos o abacate, a banana, a manga, o mamão, a pêra e o maracujá. ... Os frutos não-climatéricos são os que não apresentam aumentos na taxa respiratória e na produção de etileno. Portanto, a respiração desses frutos ge- ralmente apresenta decréscimo gradual durante o amadurecimento.
Algumas frutas continuam a amadurecer mesmo depois de serem colhidas: são as chamadas frutas climatéricas. Bons exemplos são a banana, o abacate, a manga, o mamão, a pêra, o maracujá e outros. Outras frutas param de amadurecer assim que são colhidas: são as frutas não climatéricas.
O que é: Climatério é o período de transição em que a mulher passa da fase reprodutiva para a fase de pós-menopausa. Dessa forma, a menopausa (última menstruação) é um fato que ocorre durante o climatério.
A respiração é o principal processo fisiológico envolvido na fisiologia pós-colheita de hortaliças e frutas. ... Armazenamento em concentrações reduzidas de O2 e elevadas de CO2, que causam reduções de longo prazo na taxa de respiração, também causam aumento da vida útil de pós-colheita.
O truque clássico é embrulhar as frutas ainda não amadurecidas em jornal ou saco de papel. Isso aumenta a concentração de etileno exalado e acelera a maturação. Para agilizar o processo, inclua uma fruta madura no pacote: as melhores “acompanhantes” são tomate, banana e maçã.
Para retardar o amadurecimento e garantir maior durabilidade das frutas climatéricas, uma das estratégias adotadas é armazená-las em ambientes mais frios. E, em alguns casos, aplicar também uma dose extra de etileno (que não faz mal à saúde) para acelerar novamente o processo de amadurecimento.
Coloque na sua fruteira:
Guarde as bananas na geladeira quando estiverem maduras.