O plano de fogo serve, essencialmente, para reduzir impactos que muitas vezes são causados por negligência no sequenciamento da escavação. Trata-se de uma maneira eficiente e responsável de assegurar que o desmonte de rochas não deixe nenhuma sequela na estrutura do seu empreendimento.
Conhecendo-se a quantidade de explosivos e o volume de rocha, pode-se calcular a razão de carga (Rc): Rc = Wf/Vf em kg/m3 ou Rc = Wt/Vt em kg/m3.
29 de 61 Durante a detonação cria-se ao redor do furo, por compressão, uma seqüência de trincas radiais de 15 a 20 cm de comprimento. A onda de compressão que se propaga elasticamente no maciço, é refletida pela superfície livre da rocha e cria novas trincas normais à esta última.
A perfuração de rochas consiste em um procedimento para reforçar e/ou chumbar uma rocha ou matacão que apresente risco de deslizamento.
Espaçamento (E) – distância entre furos consecutivos de uma mesma linha; f. Repé – irregularidade junto ao pé da bancada.
Os explosivos mais utilizados na mineração são o ANFO (nitrato de amônio e combustível), emulsões e a pólvora negra.
Acessórios de detonação destinados a iniciar espoletas ou o próprio explosivo.
Os explosivos são classificados de acordo com uma variedade de características, sendo que o sistema mais comum para classificá-los os divide em: Explosivos de alto impacto (altos explosivos) e explosivos de baixo impacto (baixos explosivos).
Os explosivos foram descobertos na China, no século I, durante a Dinastia Han. Os alquimistas, procurando pelo elixir da longa vida, acidentalmente misturaram carvão, enxofre e salitre (nitrato de potássio) e criaram um pó preto capaz de sofrer explosões ao ser incendiado.
A pólvora clássica (explosiva) é constituída por 75% de Salitre, 15% de carvão e 10% de enxofre. ... Propelente: se queima mais lentamente e constante, é a pólvora usada nas munições. • Explosiva: de queima média e alta velocidade, é por isso que gera grande volume de gás e explode se estiver confinada.
Em geral, explosivos típicos são constituídos de um dispositivo detonador, um recipiente e, claro, o material explosivo em si. Esse sofre uma reação química, passa por combustão e/ou reação de decomposição, ao ser disparado por uma elevação de temperatura, ou energia do mecanismo de detonação.
O calor ou o choque podem iniciar uma reação explosiva. ... Assim, são necessários os iniciadores, que consistem em pequenas cargas de explosivos sensíveis, que, ao detonar, provocam o choque o choque necessário para arrastar a carga de trabalho.
Explosivos Primários ou Iniciadores: São materiais utilizados nos processos de iniciação dos explosivos propriamente ditos: Espoletas, Cordel Detonante, Boosters, etc. .. Os mais usados industrialmente são: Azida de Chumbo, Estifinato de Chumbo, Fulminato de Mercúrio, Nitropenta, etc.
De modo geral, os líquidos inflamáveis são aqueles que entram em combustão com muita facilidade, exemplos deles são o acetileno, solvente, gasolina, benzeno, detergentes sintéticos etc… Já o combustível é uma reação química do tipo exotérmica (libera calor), este fenômeno é chamado de combustão, exemplos deles são óleo ...
O etanol tem uma queima mais limpa, forma menos carbonização, mas tem uma lubricidade menor que a gasolina, então há uma tendência em forçar mais a bomba de combustível. ... O etanol é melhor para potência, agora em trajeto de cidade com o motor frio, a gasolina é mais apropriada.
Na hora de abastecer, o preço do etanol (valor por litro) deve ser dividido pelo da gasolina. Caso o resultado seja menor ou igual a 0,70 (ou seja, 70%), o etanol é mais vantajoso; se for superior, a gasolina está valendo mais a pena.
Os postos Shell são os mais recomendados pelos seus usuários, revela nova pesquisa da CVA Solutions sobre postos de combustíveis, que ouviu 5.
De forma geral, a eficiência do etanol é menor que a da gasolina, logo, é necessário queimar uma quantidade maior de etanol para ter a mesma eficiência econômica da gasolina. ... Se o resultado for inferior a 0,7, o álcool é o melhor para abastecer. Se for maior que 0,7,então, a gasolina é a mais vantajosa.
Cada distribuidora batiza sua gasolina de alta octanagem a seu bel-prazer: existe a Octapro, da Ipiranga; a V-Power Racing, da Shell; e a Podium, da Petrobras. Todas são oriundas de petróleo de melhor qualidade, recebem aditivos e têm baixo teor de enxofre, de 50 ppm (a BR diz que a Podium tem 30 ppm).
As melhores opções do mercado sobre bandeiras de postos de combustível!