Ele se chama manto hidrolipídico, uma poderosa barreira protetora que mantém a pele naturalmente hidratada. Apesar do nome complicado, cuidar dele é superfácil.
O parênquima amilífero apresenta células que contêm grãos de amido, podendo ser encontrado, por exemplo, em batatas e mandioca. O parênquima aerífero armazena ar nos espaços intercelulares e é encontrado em plantas aquáticas.
Essas células são células de intensa mitose, se multiplicam muito rapidamente e são responsáveis pela formação da camada mais externa da pele, a região de descamação. Essas células são necessárias pois a pele sofre muitos danos e precisa sempre ser renovada de forma a manter a integridade do tecido e do próprio corpo.
Quando o processo de queratinização encontra-se completo, as células se juntam com outras células que já passara, pelo processo anteriormente para dar origem à camada córnea, a mais externa da epiderme. Nesta, os filamentos de queratina de cada célula estão rearranjados paralelamente à superfície epitelial.
As subcamadas da epiderme são: Estrato Basal ou Germinativo (stratum basale) - é a camada mais interna, mais profunda e que fica em contato com a derme. É onde os queratinócitos são formados e empurrados para as camadas superiores.