Se liga nas dicas! Procure adicionar o chantili com o bolo já frio. Isso vai evitar que ele derreta com mais facilidade. Esse chantili pode durar mais tempo intacto, porém, procure deixá-lo na geladeira até o momento em que for levá-lo para a mesa de um aniversário, por exemplo.
Para fazer, coloque na batedeira somente o chantili em caixinha e bata bem até ele ganhar consistência. Em seguida, adicione o leite em pó peneirado, dê uma leve misturada com a espátula, e depois bata novamente. Por último, acrescente o leite condensado e bata até formar um creme lisinho, homogêneo e consistente.
Depois de bem gelado, bata manualmente ou em uma batedeira, observando as instruções da embalagem. Assim, você não errará para atingir o ponto do chantilly. Depois de pronto, você poderá usar em coberturas, bolos, merengues e doces ou armazenar em um recipiente fechado com um plástico na geladeira por até 4 dias.
Para fazer, coloque na batedeira somente o chantili em caixinha e bata bem até ele ganhar consistência. Em seguida, adicione o leite em pó peneirado, dê uma leve misturada com a espátula, e depois bata novamente. Por último, acrescente o leite condensado e bata até formar um creme lisinho, homogêneo e consistente.
Bata o chantilly ou o creme de leite na batedeira por 5 minutos ou até ficar firme, formando picos. Dica: Aumente a velocidade da batedeira à medida que o chantilly fica mais firme. Peneire o leite Ninho e o açúcar de confeiteiro e misture muito bem com o chantilly, novamente usando a batedeira.
Coloque o creme de leite gelado na batedeira na velocidade baixa, até começar a encorpar, ou seja, quando linhas mais grossas aparecerem no rastro do batedor. Bata até engrossar um pouco mais e ponha o açúcar e a baunilha.
Se você perceber que seu chantilly está ficando com um aspecto granulado, pare a batedeira e reze pra ter sobrando um restinho de creme de leite no fundo da garrafa. Junte uma a duas colheres de sopa dele gelado na mistura e bata à mão com um batedor de arame, bem de leve. Ele deve voltar a ficar fofinho e aveludado!
Adicione mais açúcar em pó. A maioria dos glacês contém açúcar em pó, sendo que o jeito mais comum de engrossar um glacê mole é adicionar gradualmente um pouco mais de açúcar em pó para contrabalancear os ingredientes líquidos. Apenas adicione um pouco de açúcar por vez.
As dificuldades para se fazer merengue sempre ocorrem quando a sua torta não fica perfeita. O merengue pode ficar instável ou antes ou depois que ele endurece e pode encolher, rachar, encharcar ou murchar.
Mexendo sempre com um fouet. Você vai deixar essa mistura ali, cozinhando, até que todo o açúcar derreta. Para saber se está no ponto certo, é só sentir um pouquinho do merengue por entre seus dedos, e se você não estiver sentindo mais os pedacinhos do açúcar, é porque está no ponto certo.
Da mesma forma, seque muito bem a tigela onde você for bater as claras, porque qualquer traço de óleo ou detergente pode desandar a mistura. Já adicionar uma pitada de bicarbonato de sódio ou de sal às claras pode ajudar a formar a espuma desejada.
Uma pitada de sal facilita À mão, bata as claras de baixo para cima num movimento circular. Se recorrer à batedeira, vá aumentando a velocidade à medida que as claras engrossam. Uma pitada de sal facilita este processo.
Você atingiu o ponto de neve, quando você pegar, com a espátula um pouco da neve e se ela não cair e tentar virar o bowl de cabeça para baixo e a neve não cair. Você atingiu o ponto de neve. Se sentir que os ovos vão cair, volte o bowl ligue a batedeira novamente e bata mais um pouco.
Como Misturar Claras em Neve
Separe muito bem as claras das gemas, já que as gemas são gordurosas e, havendo qualquer restinho delas, as claras não vão atingir o ponto de neve. ... Eles costumam reter gordura de alimentos e do detergente, e isso dificulta o processo necessário às claras para crescer.
As claras em neve devem ser sempre adicionadas quando todos os ingredientes da massa já foram misturados, ou seja, no final. Além disso, elas devem ser misturadas delicadamente com uma colher (nada de voltar a bater com a batedeira).
Pode-se observar que a clara do ovo fica branca como se tivesse sido fritada. Isso acontece porque o álcool atua na desnaturação proteica da albumina. ... Isso ocorre como resultado de interações intermoleculares entre partes de uma mesma proteína ou entre várias cadeias de proteína.
Outro jeito de testar se a clara em neve está pronta é virando a tigela de cabeça para baixo, se estiver no ponto certo, a espuma não cai. Seguindo estes passos, você terá uma clara em neve perfeita para qualquer receita.
A principal função do ovo no bolo é dar estrutura, firmeza à massa: é ele o responsável por misturar ingredientes, dar liga. ... O ovo tem lecitina, que funciona como emulsificante natural.
Clara em neve no liquidificador Para começar, você deve separar bem as gemas e, então, despejar as claras no liquidificador. Bata em velocidade alta por cerca de 2 minutos (ou até atingir a consistência desejada). O ideal é que você vá aumentando a velocidade do aparelho, até atingir a mais elevada, em poucos segundos.
O merengue italiano é o merengue mais estável. É adequado para incorporar em sobremesas como soufflés, sorvetes ou mousses frias substituindo a utilização de natas. Também pode ser utilizado para decorar e/ou rechear sobremesas e bolos pois tem a textura mais consistente de todas.
A água que escorre do merengue é praticamente sempre proveniente das claras. ... Por alguma razão, as receitas adoram direcionar as pessoas para baterem as claras de ovos "em picos duros".