Operador portuário é a pessoa jurídica pré-qualificada para exercer as atividades de movimentação de passageiros ou movimentação e armazenagem de mercadorias, destinadas ou provenientes de transporte aquaviário, dentro da área de um porto organizado.
O profissional formado no Curso Técnico em Portos poderá trabalhar em Portos públicos ou privados, empresas de apoio portuário ou dragagem, empresas de transporte aquaviário, agências marítimas, órgãos reguladores e empresas de comércio exterior.
Para definirmos em poucas linhas: Logística portuária é a gestão de mercadorias e pessoas, realizada numa infraestrutura que conecta o transporte terrestre e aquático, respeitando os processos administrativos das legislações que afetam a exportação, a importação e a cabotagem.
Os tipos de portos podem ser classificados por três linhas de análise, entre essas linhas estão: quanto à localização, quanto à infraestrutura e quanto à atividade (função).
Segundo o site Wikipédia, a definição de portos marítimos e fluviais é a seguinte: Um porto que está localizado à beira de um oceano ou de um mar é constantemente chamado de porto marítimo, como e a beira de um rio ou estuário é chamado um porto fluvial.
“O consertador de carga e descarga é um trabalhador avulso que atua em todas as instalações portuárias, em terra e a bordo. Recompõe a embalagem da carga avariada durante o transporte, além de montar escoras nos porões dos navios de modo que a mercadoria não deslize”.
Cada contêiner demora cerca de um minuto para ser movimentado, embora esse tempo dependa de onde o contêiner está posicionado no navio. O Veículo portuário (TT), uma carreta reforçada, é responsável pela movimentação dos contêineres entre o cais e as pilhas.
Dolfins são estruturas de concreto fincadas no fundo do mar e que servem para atracar navios (de atracação) e para amarrar navios (de amarração) que carregam e descarregam cargas especiais.
A retroárea ou retroporto consiste em um instrumento logístico e aduaneiro fundamental para regular os fluxos nos portos e de extrema importância para a competitividade de tais portos. São áreas externas aos portos onde ocorrem atividades essenciais para o funcionamento dos mesmos.
Um terminal portuário possui armazéns ou pátios para estocagem da carga, acessos ferroviário e rodoviário, além da infraestrutura necessária para atendimento aos envolvidos. Destaca-se entre as cargas portuárias, o minério de ferro.
Inicialmente, vale destacar que, já na origem podemos distinguir terminais portuários privados de portos públicos, pois estão sujeitos a regimes jurídicos diferentes, uma vez que o porto público (porto organizado) tem concessão de uso por via licitatória, no arrendamento e o terminal privado é concedido por outorga de ...
Designa a embarcação ancorada ao largo (na baía, angra, enseada ou qualquer outro local protegido). Os pontos de fundeio poderão estar dentro ou fora da área do porto organizado e são delimitados pela autoridade marítima.
Uma embarcação é todo tipo de aparato capaz de navegar sobre ou abaixo da água. ... Os catamarãs e os submarinos também são considerados embarcações. Ao passo da história, as embarcações foram desenhadas e denominadas de diferentes maneiras em todos os rincões da terra para deslocar-se por lagos, rios e mares.
Lingada diz respeito a um amarrado de mercadorias correspondentes à porção a ser içada por guindaste ou pau-de-carga.
Um cais (do céltico, através do francês antigo quai) é uma estrutura, geralmente uma plataforma fixa em estacas, ou região à beira da água, na borda de uma abra ou de um porto, onde barcos podem atracar e aportar para carregar e descarregar carga e passageiros.
O primeiro estaleiro brasileiro foi construído pelo Barão de Mauá em Niterói, quando o então governo brasileiro fez um empréstimo, a ser pago em onze anos em 1846 para tal finalidade.
O hangar, nome do galpão para guardar aviões e barcos trata-se de um imenso galpão que abriga e protege tanto aviões quanto embarcações, sendo que ele é uma estrutura que abriga todas essas modalidades, isto é, elas ficam dentro do galpão.