Cada músculo do olho é estimulado por um nervo craniano específico. O nervo óptico (um nervo craniano), que leva impulsos da retina para o cérebro, assim como outros nervos cranianos, que transmitem impulsos a cada músculo do olho e se movimentam pela órbita (a cavidade óssea que circunda o globo ocular).
Os músculos intrínsecos do dorso (das costas) são parte da musculatura do tronco. Eles são constituídos por um sistema de músculos dorsais profundos da coluna vertebral e estendendo-se desde a pelve até à cabeça. Eles estão localizados num canal osteofibroso, cercado pelas vértebras, costelas e fáscia toracolombar.
Quando os músculos de um lado do olho puxam ou se contraem, fazem o globo ocular girar em sua direção. Desse modo, o olho pode mover-se em qualquer direção, 500 para cima, 35° para baixo, 45° para o lado de fora e 50° para dentro em direção ao nariz.
A esclera é a camada mais externa e resistente do olho. Nela estão as insesções dos musculos que fazem os olhos se mover. A esclera é opaca não permite a passagem de luz e branca sendo popularmente conhecida como "branco dos olhos".
O corpo ciliar é a parte anterior da coróide, à qual está ligado o cristalino graças a várias fibras chamadas zónulas ou ligamentos suspensores do cristalino. Tem um papel fundamental na secreção do humor aquoso e na focagem dos raios de luz para permitir a visão.
Corpo ciliar: tem como função secretar o humor aquoso e contém a musculatura lisa responsável pela acomodação do cristalino.
O olho humano, também conhecido como globo ocular, possui cerca de 25 milímetros de diâmetro e é responsável pela captação da luz refletida pelos objetos a nossa volta.
O músculo ciliar possui uma grande importância na visão das pessoas. Isso porque é ele que controla a acomodação do olho para que possamos visualizar os objetos em várias distâncias e regula o humor aquoso que passa pelo canal de Schlemm.
A teoria clássica de Helmholtz(1) propõe que o músculo ciliar ao se contrair produz um relaxamento das fibras zonulares, aumentando a espessura e a curvatura do cristalino e por conseqüência, aumentando o seu poder dióptrico.
Já quando o músculo ciliar relaxa, o cristalino se estica e fica com a curvatura menor, mais achatado, para focalizar objetos distantes.
2) Convergência acomodativa: isto é, aquela intimamente dependente da acomodação. 3) Convergência proximal: relacionada à simples conscientização da proximidade relativa do objeto.
É uma desordem na qual os dois olhos têm dificuldade em trabalhar coordenados ao realizar atividades próximas, já que existe uma forte tendência para se desviarem para fora.
O estrabismo convergente ou endotropia é aquele em que um olho fixa o objeto e o outro olho está desviado para dentro.
O que provoca o olho preguiçoso? A ambliopia ocorre porque a ligação olho-cérebro é fraca ou pouco desenvolvida. A causa mais comum é o estrabismo. Quando os músculos dos olhos não conseguem alinhar os olhos de forma adequada, especialmente durante o desenvolvimento, o cérebro recebe uma imagem diferente de cada olho.
A cirurgia pode ajudar no tratamento da ambliopia, possibilitando que os olhos trabalhem melhor juntos. Às vezes pode haver necessidade de repetição da cirurgia. Além de corrigir a causa da ambliopia, é necessário fortalecer a visão do olho fraco.
Em casos mais leves, não há contra-indicação da cirurgia refrativa. No entanto, se você apresenta ambliopia mais severa, o uso dos óculos funciona não só para correção da visão, mas também como proteção mecânica, diminuindo as chances de trauma/acidentes no seu olho bom.