Em Mateus 7:7, Jesus retorna ao assunto da oração, prometendo que Deus irá respondê-las. ... Além disso, «Guardai-vos dos falsos profetas, que vêm a vós com vestes de ovelhas, mas por dentro são lobos vorazes.» (Mateus 7:15) é a origem da expressão lobo em pele de cordeiro.
“Pois da mesma forma que julgarem, vocês serão julgados; e à medida que usarem, também será usado para medir vocês.”(2) Jesus aqui proíbe que julguemos, pois, julgar é falhar no perdão. É exercer o ato de perdoar o próximo como queremos ser perdoados.
Mateus 7: 6 . Não dê, & c. – Mesmo quando o raio é expulso do seu próprio olho. Não dê o que é sagrado aos cães – isto é, não fale das coisas profundas de Deus àqueles que você sabe que se afundam no pecado; nem declare as grandes coisas que Deus fez por sua alma, aos desgraçados profanos, furiosos e perseguidores.
Mateus 7:1-5: Não julgueis, para que não sejais... Não julgueis, para que não sejais julgados. Porque com o juízo com que julgais, sereis julgados; e com a medida com que medis vos medirão a vós.
A frase “tira primeiro a trave do teu olho” significa que o juízo hipócrita e imprudente é proibido. ... Por isso ele diz: “Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu olho e, então, verás claramente para tirar o argueiro do olho de teu irmão” (Mateus 7:5).
O Cisco e a Trave (também chamado de Discurso sobre julgamentos) é uma passagem do Novo Testamento em Mateus 7:1-5, parte do Sermão da Montanha.
A frase “tira primeiro a trave do teu olho” significa que o juízo hipócrita e imprudente é proibido. Jesus adverte seus seguidores a jamais estarem envolvidos nesse tipo de julgamento errado. ... Jesus usa uma ilustração com base na figura do olho para denunciar o comportamento hipócrita que leva ao juízo errado.
Se de uma determinada pessoa, ou grupo de pessoas, estamos sempre esperando algum comportamento negativo em relação a algo, então temos de procurar, contra as nossas certezas mais íntimas, indícios de idêntica conduta negativa em nós próprios.
Lavar as mãos com água e sabão; Ficar em frente ao espelho e tentar identificar a presença do cisco; Piscar o olho afetado várias vezes, para tentar retirar o cisco naturalmente; Passar soro fisiológico no olho para fazer uma lavagem.
Quando algo estranho atingir o olho da vítima, é necessário deixá-la lacrimejar à vontade, para que o objeto possa sair sozinho. Depois, caso o objeto não saia, você deve segurar os cílios superiores e puxar a pálpebra superior por cima da pálpebra inferior. Use um cotonete ou um pano limpo para retirar o objeto.
O ideal é limpar ao redor dos olhos com hastes flexíveis, essas usadas para limpeza dos ouvidos (cotonete), umedecidas com creme de limpeza apropriado para esta região. Na hora do banho, o enxágue seguido de massagens leves na parte exterior das vistas também são aconselháveis.
Se isso não funcionar, tente tocar com um cotonete sobre a pálpebra para removê-lo; Se o objeto estiver no olho, tente delicadamente enxaguar os olhos com soro fisiológico 0.
Queimaduras por calor ou faíscas da solda Em casos de queimadura por calor, como o contato com objetos quentes, deve-se apenas lavar o olho e as pálpebras com água fria corrente e colocar um pano úmido sobre o olho regularmente até chegar ao pronto socorro, para manter a região umedecida.
O popular “cisco” no olho, também chamado de corpo estranho, na maioria das vezes está localizado na área branca dos olhos (conjuntiva bulbar) e causa pouco desconforto. Geralmente é fácil de ser removido com um cotonete ou desintegra-se com o efeito das lágrimas e do piscar.
Você deve procurar seu oftalmologista para avaliar seu quadro ocular. Muito importante passar por essa avaliação para que o médico possa observar, através de exame atencioso, se há algum vidro ou dano ao seu olho, podendo assim realizar e/ou prescrever o tratamento adequado.
Queimaduras no olho podem ocorrer após lesões por substâncias químicas ou relacionadas ao calor e podem resultar em complicações graves, incluindo a cegueira permanente.
“Se o produto químico não for removido o mais rápido possível, continua penetrando nos olhos, gerando reações inflamatórias e até perfurando os tecidos oculares”, alerta. O risco pode vir até da água.
Dependendo do grau de queimadura causada pelo álcool em gel em contato direto com os olhos, ele pode sim cegar. "Pode ocorrer perda visual ao atingir as áreas nobres do olho como a córnea e conjuntiva, provocando lesões de difícil e prolongado tratamento.
Para fazer a limpeza é preciso abrir bem os olhos e deixar a água corrente ou o soro limpar a região. Também é preciso que o globo ocular se movimente ou fique piscando, como salienta Patrick.
Acidente ocular com acetona pode ocasionar queimadura química, com gravidade variável. É importante realizar, o quanto antes, lavagem ocular de maneira delicada e abundante com água potável domiciliar ou soro fisiológico.
O sabão pode ter causado uma conjuntivite irritativa e/ou lesão de córnea. Quando acontecer de algo cair nos olhos, procure não esfregá-los, pois pode piorar a lesão. Ao invés disso, lave os olhos ou faça compressas com água filtrada gelada.
Caso o acidente seja com alguma substância química, como acetona ou álcool, deve-se lavar abundantemente. O ideal é manter os olhos sob água corrente por pelo menos 15 minutos. O mesmo vale para caso seja administrado um remédio errado, com embalagem semelhante a um colírio, por exemplo.
Evite água boricada e soro fisiológico O soro fisiológico, apesar de se parecer mais com a lágrima, contém sal (sódio), podendo ser uma fator irritativo aos olhos já inflamados. O ideal é usar água mineral ou filtrada, além dos colírios lubrificantes.
As abrasões da córnea e os corpos estranhos geralmente causam dor, lacrimejamento e uma sensação de que algo se encontra no olho. Podem também causar vermelhidão (devido a vasos sanguíneos dilatados na superfície do olho) ou, por vezes, inchaço do olho e da pálpebra. A visão pode ficar turva.
Procure um oftalmologista Ter um corpo estranho no olho, como um grão de areia ou de poeira, é algo que acontece no dia a dia. Em meio a uma ventania, esses tipos de resquícios são facilmente espalhados e acabam “atingindo” alguém. Nesses casos, normalmente é possível resolver com alguns cuidados caseiros.
Sintomas na ceratite
Se o cisco estiver em cima da parte colorida do olho, não se deve mexer. Procure imediatamente atendimento médico. Quando for um simples cisco na pálpebra inferior, poderá ser retirado cuidadosamente com um cotonete, ou a ponta de um lenço limpo.
Geralmente é sinal de que a camada mais superficial do olho, a conjuntiva e córnea estão irritadas ou ressecadas. Outras causas como alergia e claro a presença de um cisco, sujeira ou corpo estranho da superfície dos olhos também causam esta sensação.
A frase “caiu um cisco no meu olho” é, geralmente, usada para disfarçar um choro indesejado. É uma boa “desculpa”, mas você sabe porque quando um cisco entra nos olhos, a reação do nosso órgão pode ser facilmente confundida com o choro?