A desconstrução de um texto tem como objetivo causar inquietações para se chegar ao conhecimento. Ao desconstruir um texto, você aprende a enxergar além da linearidade do texto e descobrir novos significados e verdades. Esse método tem implicações intelectuais e políticas, sendo muito usado em trabalhos escolares sobre literatura, teoria literária, cinema, estudos das comunicações, o pensamento pós-moderno etc. Quando a desconstrução encontra uma casca de noz – um axioma estável ou uma máxima incisiva – a ideia é abri-la e perturbar essa tranquilidade” - John Caputo.
A ideia de desconstrução é usada no campo da filosofia e da teoria literária com referência ao ato e ao resultado de desconstruir. Esse verbo refere-se ao desmantelamento, através de uma análise intelectual, de uma certa estrutura conceitual.
Vamos começar desconstruindo a ideia tradicional de texto. Segundo Derrida, um texto não é algo fixo e imutável, com um único significado. Na verdade, ele é cheio de ambiguidades e contradições. 📚
A desconstrução de um texto tem como objetivo causar inquietações para se chegar ao conhecimento. Ao desconstruir um texto, você aprende a enxergar além da linearidade do texto e descobrir novos significados e verdades.
Fazemos o nosso melhor para garantir a precisão e atualização das informações apresentadas no Lucidarium. No entanto, não podemos garantir que todas as informações sejam sempre completas, precisas e atualizadas. As informações podem estar sujeitas a erros e omissões.
Pode-se dizer que a desconstrução é responsável pela revisão dos conceitos com a intenção de descobrir o processo histórico e cultural subjacente a eles. Dessa maneira, pode ser demonstrado que a aparente clareza de um texto geralmente não é assim.
– Estrutura: A estrutura refere-se à organização interna de um texto ou de qualquer outro sistema. Na desconstrução, as estruturas são vistas como construções sociais que podem ocultar contradições e hierarquias. A desconstrução busca desestabilizar essas estruturas, revelando suas falhas e contradições.
Pesquisar sobre o que será escrito: Um bom texto envolve uma pesquisa séria e ampla. Caso opte por um texto de base argumentativa, é preciso que você entenda os pontos de vista e argumentos necessários para criá-lo. Caso a escolha seja por um texto de base narrativa, também é preciso pesquisar, tanto sobre o gênero escolhido quanto sobre o enredo, as personagens, os lugares e o tempo da narração. Assim, todo texto precisa ser bem fundamentado e, para isso, é necessário estudar o assunto.
O uso das informações contidas no Lucidarium é de sua própria responsabilidade. Não nos responsabilizamos por quaisquer consequências decorrentes do uso das informações deste site. Recomendamos que você verifique todas as informações antes de tomar qualquer decisão.
É importante notar que uma profunda compreensão do âmbito da desconstrução requer conhecimento avançado de filosofia. Existem inúmeros ensaios, nos quais o termo é desenvolvido em toda a sua complexidade. Existem até autores que debatem com Derrida e fazem contribuições para a noção.
Problemas estruturais: O enredo incoerente de uma narração é um exemplo de problema estrutural. Uma notícia sem título ou lead, também. Todos os gêneros possuem uma estrutura, e a ausência de seus constituintes conduz a uma construção textual falha.
Desconstruir um texto é fazer com que as suas palavras-charneira subvertam as próprias suposições desse texto, reconstituindo os movimentos paradoxais dentro da sua própria linguagem. Derrida fez repensar a forma como a linguagem opera.
A desconstrução deve ser entendida, que se afirma em Derrida, como a tentativa de reorganizar, de certa maneira, o pensamento ocidental, perante uma variedade heterogênea de contradições e desigualdades não lógicas discursivas de todos os tipos, que continua a assombrar as fissuras até mesmo o desenvolvimento bem ...
Ao desmontar a estrutura da linguagem utilizada por um texto, seus diversos significados são expostos. A desconstrução demonstra, nesse contexto, que existem várias leituras possíveis.
Saber qual a finalidade do texto: É preciso se perguntar, ao iniciar um texto, qual função ele terá. Você quer divertir e fazer rir aqueles que lerão o que você escreveu? Há algumas opções, como a piada e a crônica de humor. A intenção é convencer o leitor acerca de um tema de relevância social? É possível escolher entre um artigo de opinião ou um texto dissertativo-argumentativo. Portanto, a pergunta a ser respondida é:
Desconhecer o público-alvo: Um texto é direcionado a um determinado público. Sendo assim, sua linguagem deve se adequar ao receptor. Em alguns casos, o processo comunicativo se torna ineficaz, pois a linguagem adotada e as informações fornecidas são inadequadas ao perfil do leitor.
– Contradição: A contradição refere-se a uma incompatibilidade ou oposição entre duas ideias, conceitos ou afirmações. Na desconstrução, as contradições são vistas como evidências de falhas nas estruturas de pensamento e linguagem, revelando a natureza instável e ambígua dos textos.
Dicas para se desconstruir
Significado de Desconstruindo Desconstruindo vem do verbo desconstruir. O mesmo que: desmontando, desmanchando, abalando.
A desconstrução deve ser entendida, que se afirma em Derrida, como a tentativa de reorganizar, de certa maneira, o pensamento ocidental, perante uma variedade heterogênea de contradições e desigualdades não lógicas discursivas de todos os tipos, que continua a assombrar as fissuras até mesmo o desenvolvimento bem ...
Dicas para se desconstruir