A leuconíquia pode afetar as unhas dos pés e das mãos, e pode acontecer devido à falta de vitamina B12 ou minerais como o cálcio e o zinco, por exemplo, ou devido a pequenos traumatismos causados nas tarefas domésticas ou na manicure.
Em algum momento da vida, você já deve ter notado umas manchinhas brancas na unha. Chamada de leuconíquia, essa descoloração de cor branca aparece frequentemente nas unhas dos pés e os motivos são variados, desde falta de nutirentes, como zinco e ferro, até o uso de produtos químicos agressivos.
O que você precisa fazer é:
A lúnula, mais conhecida como meia lua da unha, é a parte visível da raiz de nossas unhas. Danos nessa região pode deformar uma unha para sempre. Além disso, mudanças em sua cor podem indicar doenças, ou uma predisposição a elas.
Lúnula (Do latim "pequena lua") é a "meia-lua" com aspecto de crescente, de tom mais claro na base da unha, sendo a parte visível da raiz da unha.
Isso sem falar em agentes externos: unhas amareladas, por exemplo, podem ser sinal de fungos que aproveitaram uma imunidade baixa. Por isso, dermatologistas recomendam o autoexame das unhas. Se não estiver rosa e com a lúnula (a popular “meia-lua”) bem branquinha, não precisa roê-las, mas marque uma consulta.
Confira 10 sinais de alerta que suas unhas podem mostrar:
Sinais como a textura, a cor e até o formato das unhas indicam como está a sua saúde. O nosso corpo está sempre nos dando dicas do que se passa com ele próprio e, assim, podemos notar quando há algum problema.
Veja abaixo 5 dicas de como fazer as unhas crescerem mais forte e saudáveis:
O formato de unha pode indicar traços importantes de sua personalidade. Muita gente tem uma relação de amor e ódio com as próprias unhas. ... “Quirologia é o estudo das mãos, da constituição de carne, de osso, de pele, temperatura, tipo das unhas, tamanho dos dedos, digitais… É mais anatômico”.
A unha saudável deve ser transparente, lisa, totalmente colada ao seu leito e com crescimento contínuo. As unhas têm função importante e, muitas vezes, a forma de cortá-las ou o uso abusivo de produtos cosméticos como esmaltes podem prejudicá-las.
Ter as unhas fracas, ressecadas e quebradiças é um problema bastante incômodo e que pode ter diversas causas importantes, como anemia, má circulação ou até mesmo doenças como hipotireoidismo e hipertireoidismo.
Roer unhas é um dos maiores obstáculos para quem quer deixar as unhas duras. Isso porque esse é um vício que a gente nem percebe, ou até mesmo um “tique nervoso” de pessoas ansiosas ou que ficam entediadas com facilidade. Você sabia disso? O hábito de roer unhas pode causar infecções bacterianas nas mãos e na boca.
Já as linhas finas e verticais (faixas hemorrágicas) são decorrentes do rompimento de vasinhos minúsculos, somem sozinhas e nem sempre são motivo de preocupação. Porém, se elas tomam quase toda extensão da unha e não desaparecem, vale a pena consultar um médico especialista.
O que é uma estria de unha? Uma estria de unha é, na sua forma mais simples, uma depressão na unha. Esta depressão, muitas vezes acompanhada por manchas ou linhas brancas, pode parecer irregular, acidentada ou elevada ao toque e pode acontecer com os dedos das mãos e dos pés.
As unhas onduladas são na maioria das vezes consideradas normais, isso porque acontecem com mais frequência em pessoa mais velhas e, por isso, está associada com o processo normal de envelhecimento.
“Onicosquizia é a descamação da lâmina da unha, principalmente nas pontas, podendo ocasionar fissuras. Já a onicorrexe são estriações longitudinais que acontecem na superfície da placa ungueal, proporcionando um aspecto irregular das unhas”, informa a dermatologista Janine Pichler.
A linha escura na unha surge por dois motivos: pelo aumento da produção de melanina na matriz da unha (estrutura que produz a unha e fica logo antes da base dela) ou pela proliferação de melanócitos, as células que produzem melanina.
O tratamento consiste em manter as unhas cortadas para prevenir a entrada de microorganismos, produtos químicos, umidade e debris embaixo da unha. Deve-se manter as unhas secas para prevenir infecções fúngicas.
Onicólise refere-se ao descolamento da unha do leito da unha a partir da ponta (distal) ou dos lados. Diz-se ocorrer especialmente no dedo anelar, mas pode ocorrer em qualquer uma das unhas. A causa mais comum de onicólise é a psoríase.
Siga estes 5 passos simples para higienizar e cuidar do trauma no dedo
A onicólise ou descolamento das unhas pode acontecer por diversos fatores. Os mais comuns são a onicomicose (presença de fungos nas unhas) e a onicólise traumática (provocada por atividades manuais ou pelo hábito de limpar a parte inferior da unha, por exemplo).
Nessa hora, é preciso paciência: o melhor a se fazer é ir cortando a unha machucada à medida que ela cresce. O hematoma vai ser absorvido pelo corpo e sumir aos poucos. Dica: Para evitar que as pontinhas dos dedos fiquem roxas outra vez, use sempre meias e sapatos bem ajustados, para reduzir a pressão sobre os pés.
O Podologista pode te ajudar com certeza. Além de regularizar a parte da unha descolada, verificar se juntamente com o trauma há associação de outras patologias secundárias como por exemplo fungos. Marque uma consulta. Como houve um trauma o ideal é procurar um Podologo para ajudar.
Nessa hora, é preciso paciência: o melhor a se fazer é ir cortando a unha machucada à medida que ela cresce. O hematoma vai ser absorvido pelo corpo e sumir aos poucos. Dica: Para evitar que as pontinhas dos dedos fiquem roxas outra vez, use sempre meias e sapatos bem ajustados, para reduzir a pressão sobre os pés.