Palabras clave: atención compartida; iniciativa; respuesta; autismo; intencionalidad. A atenção compartilhada (AC) é definida como a habilidade de coordenar a atenção entre dois parceiros sociais em relação a um terceiro referencial externo (Tomasello, 2003), com o propósito de compartilhar uma experiência em comum.
O momento de brincar, de ler histórias e até mesmo os momentos de tarefas diárias (como cozinhar ou limpar a casa) podem ser ótimas oportunidades para treinos de atenção compartilhada e interações significativas. Pode-se estimular a AC na criança interessando-se ativamente por aquilo que ela já está interessada.
Tipos de atenção
Estágios do Processo perceptivo: Os estágios de informação-processamento são divididos em : atenção da informação e seleção, organização da informação, interpretação da informação e recuperação da informação.
Há 8 etapas para o processo de percepção: estímulos ambientais, atenção aos estímulos, imagem da retina, transdução, processamento neural, percepção, reconhecimento e ação. ... A percepção acontece quando a pessoa se torna consciente do estímulo no ambiente. O reconhecimento ocorre quando o cérebro dá sentido ao estímulo.
O processo perceptivo envolve três elementos: o indivíduo perceptor, o percebido e o ambiente, fatores muito importantes du- rante os tramites de uma negociação.
Desta forma temos três etapas básicas envolvidas no processo de percepção: a sensação, a organização perceptiva e a identificação ou reconhecimento.
É o produto final da visão consistindo na habilidade de detectar a luz e interpretar (ver) as consequências do estímulo luminoso, do ponto de vista estético e lógico.
rocesso Percerptivo:É o processo pelo qual parte das informações existentes no ambiente são processadas pelo individuo para a tomada de decisão.As pessoas reagem aquilo que percebem e suas percepções nem sempre refletem a realidade objetiva.
Um conjunto perceptivo, também chamado de expectativa perceptiva ou apenas conjunto, é uma predisposição para perceber as coisas de uma certa maneira.
adjetivo Relacionado com percepção, com a capacidade de perceber, de compreender através dos sentidos ou da inteligência. Que possui a habilidade de perceber; que compreende fácil; que tem facilidade de entender: possuía um atraso no desenvolvimento perceptivo.
Já que a construção de um percepto é um processo intrinsecamente ambíguo, discrepâncias perceptivas podem surgir a partir de condições idênticas de estimulação. Essas discrepâncias são denominadas ilusões, e se originam dos mesmos mecanismos fisiológicos que produzem a nossa percepção cotidiana.
Significado de Ilusão substantivo feminino Falta de percepção ou de entendimento que prejudica os sentidos; compreensão errada da mente. Confusão que faz com que alguém não consiga distinguir a aparência da realidade. Confusão entre aquilo que não existe (falso) e o que existe realmente (verdadeiro); devaneio ou sonho.
Assim, quando os fotogramas de um filme de cinema são projectados na tela, o olho misturaria os fotogramas anteriores com os seguintes, provocando a ilusão de movimento: um objecto colocado à esquerda num fotograma, aparecendo à direita no fotograma seguinte, cria a ilusão de que o objecto se desloca da esquerda para a ...
Ilusão de óptica são imagens que enganam a visão humana, fazendo com que o ser humano veja coisas que não estão presentes ou fazendo ver coisas de forma errada. Normalmente elas são figuras que podem ter várias interpretações, podem surgir naturalmente ou até serem criadas.
Damos o nome de ilusão de óptica às ilusões que enganam o nosso sistema visual. A ilusão faz com que enxerguemos qualquer coisa que não esteja presente ou faz com que enxerguemos imagens de uma forma errada.
Essa ilusão acontece porque a imagem induz um efeito chamado inibição lateral. Devido ao contraste acentuado da cor que aparece em nossa visão periférica, as células fotorreceptivas na retina dos olhos tornam-se confusas e criam pontos que não existem.
Tipos de ilusão de ótica
Resumindo: a palavra óptica só pode ser usada para os fenômenos da visão e ótica pode ser sinônimo de óptica ou relativo ao ouvido.
Ilusão de ótica fisiológica São ilusões que causam um desequilíbrio fisiológico no nosso cérebro. Por meio dessa ilusão, recebemos estímulos em forma de movimento, luz, brilho e cor, que acabam por atrapalhar nossa percepção.
Há duas maneiras pelas quais as ilusões de ótica fazem sua mágica: se aproveitando das restrições dos olhos humanos ou pela manipulação dos processos do cérebro para forçar o espectador a ver coisas estranhas.
A ilusão de ótica engana o nosso sistema visual, gerando imagens que não correspondem à realidade. É possível ver coisas que não estão presentes ou ver de modo diferente do real. A ilusão pode ter interpretações diferentes, pode surgir naturalmente ou pode ser criada.
Na verdade, a ilusão de ótica não está ligada apenas aos olhos. A informação é absorvida quando a luz atinge a retina e viaja através do nervo óptico para, em seguida, o cérebro interpretar o que viu. Tudo isso acontece de forma muito rápida.
As imagens estáticas As imagens estáticas são aquelas que não transmitem qualquer sensação de movimento ou de vivacidade.