O esforço realizado na água após a refeição pode causar desconforto gástrico, refluxo e até vômitos. Pode também ocorrer câimbras que, dependendo da intensidade e do local, há risco de afogamentos.
Comer demais ou de forma muito rápida também pode causar o problema. A especialista explica que esportes devem ser evitados logo após as refeições porque, quando o estômago está processando os alimentos, muito sangue é direcionado para a área para ajudar na absorção de nutrientes.
O recomendado é se alimentar, em média, cerca de uma hora e meia antes do exercício. “Caso o intervalo entre o treino e a alimentação seja menor, é melhor priorizar os carboidratos e dispensar as proteínas, que demoram mais para serem digeridas e podem causar desconforto durante o exercício”, explica a nutricionista.
Além de ajudar a queima de gordura, o jejum também pode motivar a praticar exercícios. É o que diz outro estudo, esse publicado no Journal of Endocrinology, feito com ratos.
Dormir é essencial para o corpo se recuperar após atividades intensas na academia. É nesse período que seu corpo realmente começa a se refazer e construir músculos mais fortes, diz a especialista em fitness e saúde Rachel Cosgrove. Invista em boas horas de sono.
Saiba quais são os cuidados a tomar após exercícios físicos
Usar roupas de ciclismo com compressão, espuma, fazer alongamentos e até tomar um banho relaxante são medidas recomendadas após o exercício. No entanto, você ainda pode estar com dor na hora de dormir, e isso sem dúvidas não vai te deixar descansar e se recuperar.
Emagreça com alimentação e exercícios!
Descanso, alongamento e sono são algumas medidas que potencializam o processo. A recuperação dos músculos após a atividade física é tão importante quanto a prática do exercício em si, já que ela diminui as dores e a fadiga no dia seguinte à prática, melhora o desempenho nos próximos treinos e aumenta a massa muscular.