A histologia (do grego histos= tecido ou teia) é o estudo da formação, estrutura e função dos tecidos biológicos. Os tecidos são grupos organizados de células que realizam funções específicas no organismo. Existem quatro tipos básicos de tecidos: tecido epitelial, tecido conjuntivo, tecido muscular e tecido nervoso.
O termo histologia vem da junção das palavras gregas hystos (tecido) e logos (estudo) e designa o estudo dos tecidos biológicos de animais e plantas, desde sua origem até sua estruturação e funcionamento.
Histologia significa a ciência que estuda os tecidos (origem grego-histos: rede ou tecido; logia: ramo de aprendizado). Por estabelecer o significado de aspectos microscópicos característicos de células e tecidos, os estudos histológicos elucidam as relações entre estrutura e função.
Do ponto de vista da biologia, um tecido é um conjunto de células especializadas, iguais ou diferentes entre si, separadas ou não por líquidos e substâncias intercelulares, que realizam determinada função num organismo multicelular. Podem ser encontrados em organismos do reino animal e vegetal.
As células agrupadas com as mesmas características formam um tecido. Existem quatro tipos de tecidos animais – epitelial, conjuntivo, nervoso e muscular – e cada um desses tipos principais apresenta variações.
O tecido muscular é responsável pelos movimentos do corpo. As suas células são alongadas e altamente contráteis, chamadas de fibras. O tecido muscular permite o movimento das estruturas ligadas a ele, como os ossos. ... Os tecidos musculares podem ser classificados em: estriado esquelético, cardíaco e liso.
Os tecidos podem ser considerados como agrupamentos de células que apresentam características morfofisiológicas semelhantes. Dessa forma, existem quatro tecidos bastante elucidados nos animais: epitelial, muscular, nervoso e conjuntivo.
Os tecidos de fibras naturais, considerados básicos e clássicos, podem ter três origens, a origem animal (lã e seda); a origem mineral (amianto); e a origem vegetal (algodão, juta, cânhamo, linho e sisal).
Mesoderma. É o folheto intermediário, ou seja, aquele que se localiza entre a ectoderma e a endoderma. A mesoderme origina a derme, os ossos e os músculos, bem como os sistemas circulatório e reprodutor.
Ectoderma