Uma das atividades que podem ser desenvolvidas é a criação de uma moeda própria da escola ou da sua turma e simular um pequeno mini-mercado, assim as crianças devem fazer suas compras, escolher com que nota irão pagar e se for o caso, pegar o troco corretamente.
"O dinheiro serve para sustentar a família”. ... Mesmo que eles não percebam, é através de atitudes assim que os pais começam a familiarizar a criança com o dinheiro, mostrando a elas o valor de moedas e o que elas são capazes de adquirir com o que têm disponível.
Dinheiro é uma espécie de instrumento usado na forma de moedas e notas, utilizado na realização de trocas comerciais da sociedade. O dinheiro então serve como um instrumento monetário utilizado para realizar trocas comerciais de bens, serviços e todo o tipo de ação sob a qual precisamos empenhar um determinado valor.
Por isso, esta atividade tem o objetivo de trazer essa compreensão para as crianças. Assim como um carro ou uma bicicleta são MEIOS de transporte úteis ao homem para se locomover de um lugar ao outro, o dinheiro é um MEIO de troca, que serve como medida para facilitar as trocas.
No início da civilização, o comércio era na base do escambo, ou seja, na troca de mercadorias. Só no século VII a.C. que surgiram as primeiras moedas feitas de ouro e prata. ... Durante a Idade Média, surgiu o costume de guardar as moedas com ourives e, como garantia, era entregue um recibo.
Couro, peixe seco, penas de certas aves, conchas bonitas, pinga. Praticamente qualquer coisa que muita gente quisesse e não fosse fácil de obter já foi usada como dinheiro.
As primeiras moedas, tal como conhecemos hoje, peças representando valores, geralmente em metal, surgiram na Lídia (atual Turquia), no século VII A. C.. As características que se desejava ressaltar eram transportadas para as peças através da pancada de um objeto pesado (martelo), em primitivos cunhos.
O dinheiro é utilizado como compra de mercadoria, sendo na forma de moedas ou notas. Antigamente não se utilizava o dinheiro, pois era tudo na base da troca, que recebia o nome de “escambo”. ... Hoje tem a forma de cédulas, cheques, moeda, pois antigamente era na base de objetos como o ouro, entre outros.
Escambo é uma atividade de troca que era utilizada quando ainda não havia sistema monetário. Essa troca, conhecida também como permuta ou troca direta, envolvia apenas coisas, serviços ou ambos. Muito comum entre a comunidade indígena, durante a colonização do Brasil o escambo foi utilizado na extração do pau-brasil.
Essa forma de troca ficou conhecida como escambo. Nessa época não existiam as moedas e o dinheiro de papel, como conhecemos atualmente. ... Com o tempo, determinadas mercadorias, por sua importância à sociedade, passaram a ser mais valorizadas e com isso ficaram conhecidas como moedas-mercadoria.
Antigamente, as trocas eram feitas por produtos de valor desconhecido onde cada um valorizava seu produto. Hoje, a troca é feita de forma indireta, uma pessoa troca o dinheiro pelo produto que deseja. A invenção do dinheiro contribuiu para a simplificação e promoção do desenvolvimento do comércio.
Na Antiguidade, o comércio era, na maior parte, in natura, ou seja, à base do escambo. Contudo, a Pérsia, que fazia parte da Antiguidade Oriental, conheceu a moeda, com o Imperador Dario. A moeda, na Europa Ocidental, só ficou conhecida a partir do final da Idade Média, no período da Baixa Id.
Na Antiguidade, há milhares de anos, antes que existisse “dinheiro”, seja na forma de moedas, cédulas ou documentos que acertassem determinado crédito, as transações comerciais ocorriam por meio da troca de mercadorias — ou o famoso escambo. Esse método era mais que suficiente para as culturas de então.
Romanos: No início a agricultura era a principal atividade comercial, e após a conquista do comércio marítimo Roma conquistou hegemonia econômica na região, estabilizando-se e ampliando seus domínios.
A primeira forma de comércio surgiu no final da Pré-história e ficou conhecida como escambo, ou seja, ela era uma troca de produtos.
Historicamente, fala-se que o comércio surgiu a partir dos processos de trocas na antiguidade, quando determinados grupos trocavam suas produções por outras. ... E a ideologia do comércio é justamente isso: trocar uma coisa por outra. Atualmente, trocamos produtos e serviços por dinheiro.
O comércio é a atividade que movimenta diferentes produtos, com uma finalidade lucrativa, através da troca, da venda ou da compra de mercadorias.
Existem três ramos de atividade: indústria, comércio e serviços. E, dentro de cada um deles, pode haver uma série de áreas de atuação. Veja, a seguir, exemplos dos ramos de atividade.
Atividade comercial é uma atividade econômica, classificada como do setor terciário, que tem por objetivo a compra e venda de bens e mercadorias.
Já as empresas do comércio atendem diretamente o consumidor final e, geralmente, revendem itens comprados de fornecedores. Possíveis ramos são lojas de roupas, farmácias, supermercados e lojas de produtos naturais. Nos serviços, você não vende produtos, mas presta uma atividade útil ao cliente.
Para saber em qual setor o seu negócio se enquadra, é preciso verificar o tipo de serviço que ela oferece. Se a empresa realiza uma atividade na qual não há um produto a ser entregue, mas sim um serviço realizado por um profissional, ela é uma prestadora de serviços.
Ramo de atividade nada mais é do que o segmento dentro do qual a sua empresa vai atuar, que pode ser indústria, comércio ou prestação de serviços. Podemos até ir mais longe e dizer que o ramo de atividade é uma escolha quase que “inconsciente” do empreendedor.
Quanto mais há atividade comercial em uma localidade, maior é a geração de oportunidades de emprego. Oferecer essas vagas para a população local também é muito importante para as empresas, que se fortalecem bastante ganhando a confiança de quem está ao seu redor, seja como vizinho, seja como consumidor.
A grande importância do comércio reside na troca de bens e serviços entre pessoas, empresas, regiões e até paises, e não apenas permite comprar e vender produtos ou serviços que não são produzidos localmente, mas também é a atividade econômica que permite ao ser humano entrar em contato com outras sociedades.
EMPREGOS Em relação ao mercado de trabalho, o comércio é um dos setores que mais geram empregos no país. ... Entre as medidas que beneficiaram diretamente o comércio estão a redução de 17% para até 3,5% da carga tributária do ICMS nas operações das microempresas e empresas de pequeno porte optantes pelo Simples Nacional.
Este setor é muito importante para a população pois é ele que cria condições de se viver em um ambiente onde as coisas estão interligadas, ou seja, a população precisa de atendimento médico, transporte público, educação, transporte de correspondências, etc, e tudo isto está contido neste setor de serviços.