O que fazer:
Também, o bebê mordendo pode estar irritado, chateado ou com dor. Às vezes, é mais fácil para ele fazer isso do que usar palavras para dizer o que está incomodando. Alguns bebês podem morder porque estão imitando algo que viram em outras crianças, ou porque outras crianças fizeram com eles.
Estimule a linguagem É importante explicar para a criança que mordeu que há outras formas de se comunicar. O estímulo à linguagem é muito importante: ela deve compreender que, quando fala o que quer e o que sente, o resultado é muito mais eficiente do que quando se expressa por meio de mordidas.
Como lidar com o bebê que morde Uma das maneiras efetivas é oferecer situações que estimule o desenvolvimento oral da criança, como a contação de história. É muito grande o impacto da linguagem sobre o desenvolvimento do pensamento e da atividade global da criança.
Quando o pequeno está bem posicionado, com a língua mais à frente, entre os dentes e o mamilo, dificilmente machucará a mãe com os dentinhos. Se ele dormir enquanto mama, retire-o do peito, colocando o seu dedo limpos entre as gengivas dele para evitar a mordida.
O desmame vai ocorrer substituindo uma mamada por algum alimento, ou mamadeira, ou copo, dependendo da idade do bebê. Escolha uma mamada para oferecer mamadeira ou copinho em vez do peito e veja qual a reação. Quando ele se habituar, vá trocando outros horários também.
O que passar nos mamilos No banho é recomendado passar apenas água e sabonete na mama e depois secar com movimentos suaves, usando uma toalha macia. A seguir deve-se colocar discos de amamentação dentro do sutiã porque isso ajuda a manter os mamilos mais confortáveis e secos, evitando infecções.
As "feridas" na mama podem ter causas diversas, inclusive câncer. O importante é você ser acompanhada por um Mastologista para correto diagnóstico e conduta adequada. Se for fumante, o ideal é cessar o tabagismo, pois o cigarro pode levar à abscessos recidivantes nas mamas, além de ocasionar outras doenças.
Use compressas mornas ou bolsas de gelo (o que for melhor) e massageie suavemente (3). Medicação. Para a maioria das pessoas, tomar medicação para dor que pode ser comprada facilmente em farmácias, como ibuprofeno ou paracetamol, é seguro e é uma medida sensata para tentar aliviar a dor nos seios.
As alterações hormonais são a razão mais frequente para o surgimento de dor intensa no mamilo, especialmente quando se toca no local. Isso acontece porque os hormônios podem provocar um ligeiro inchaço das glândulas mamárias tornando-as mais sensíveis.
A dor na mama, conhecida cientificamente como mastalgia, é um sintoma relativamente comum que afeta cerca de 70% das mulheres, e que, na maior parte das vezes, é causada por fortes alterações hormonais, como acontece na menstruação ou menopausa.