A aderência mecânica se deve às saliências ou mossas existentes na superfície das barras de aço de alta aderência, e às irregularidades da laminação, no caso das barras lisas. As saliências criam pontos de apoio no concreto, que dificultam o escorregamento relativo entre a barra de aço e o concreto (fig. 3).
Os principais fatores dos microrganismos que influenciam a adesão bacteriana são a carga elétrica de sua membrana, a hidrofilia e a capacidade de interação com proteínas do hospedeiro. A carga elétrica da superfície bacteriana varia com a espécie, com as condições do meio e com a composição de sua membrana.
O termo patogénese ou patogenia refere-se ao modo como os agentes etiopatogénicos agridem o nosso organismo e os sistemas naturais de defesa reagem, surgindo mesmo assim, lesões e disfunções das células e tecidos agredidos, produzindo-se a doença.
CID 10: O754 CID A categoria O754 refere-se a outras complicações de procedimentos ou de cirurgia obstétrica e faz parte do grupo entre O60 e O75 e do Capítulo XV do livro CID 10.
K409 - Hérnia inguinal unilateral ou não especificada, sem obstrução ou gangrena.
K40 - Hérnia inguinal