Você descobrir como germinar a linhaça! Pegue um copo descartável ou outro potinho qualquer com tampa e um pedaço de papel toalha ou filtro de café. Forre o fundo do pote com a sementes e em seguida, coloque o papel umedecido em cima. Tampe bem e depois de dois dias as sementes começam a brotar.
– Enxaguar as sementes pela manhã e à noite, ou pelo menos três vezes por dia nos dias mais quentes, e voltar a deixar o frasco de vidro inclinado para escorrer o excesso de água; – Após cerca de três dias, as sementes começarão a germinar e poderão ser consumidas.
A linhaça é uma semente proveniente do linho, que tem origem asiática e pertence à família Linácea. É um alimento que contém carboidratos, gorduras como ômega 3 e ômega 6, fibras, minerais e proteínas que previnem contra doenças e melhora o sistema imunológico, além de diminuir o ritmo de envelhecimento celular.
Informação Adicional
A linhaça ajuda a emagrecer por ser rica em e ômega-3, uma gordura boa que ajuda a reduzir a inflamação no organismo e favorecer a perda de peso. Além disso, essa semente é fácil de ser consumida e pode ser utilizada mesmo por toda a população, ajudando também a controlar problemas como colesterol alto e diabetes.
A linhaça é uma grande aliada para quem quer emagrecer. As fibras presentes na casca da semente controlam os níveis de glicose no sangue – o que promove saciedade e reduz o acúmulo de gordura corporal. O Ômega também auxilia na redução do apetite.
Colocar 3 colheres de sopa de semente de linhaça em ½ copo de água, deixar de molho por 4 horas e adicionar na receita em substituição ao ovo. Em geral, a ingestão recomendada de linhaça é de 3 colheres de sobremesa ao dia.
A linhaça não modifica o sabor dos alimentos e pode ser consumida juntamente com cereais, saladas, sucos, vitaminas, iogurtes e massas de pães, bolos e farofas.
No entanto, de forma geral, é recomendado o consumo de 1 a 2 cápsulas 2 vezes ao dia, ou 1 a 2 colheres de sopa, de preferência antes das refeições para que a absorção do óleo seja maior e, assim, a pessoa possa usufruir de mais benefícios. Confira mais benefícios da linhaça para a saúde.
Como consumir a linhaça O consumo da semente inteira é ideal para aproveitar todo o teor de fibras. Já na semente triturada ou moída é possível aproveitar apenas parte das fibras – além das vitaminas, minerais e o óleo presente em seu interior, que será liberado.
A semente de linhaça não contém glúten, tem um custo baixo e um sabor agradável. Não existe uma recomendação padrão para o seu consumo, mas muitos estudos indicam 1 a 2 colheres de sopa por dia.
De acordo com especialista a linhaça possui as seguintes contra-indicações: obstruções digestivas e íleo paralítico. A semente de linhaça tem cerca de 39% de óleo em sua composição. Seu óleo é um dos alimentos mais rico em Ômega 3 da natureza (cerca de 57%) e de Ômega 6.
Quanto preciso consumir de linhaça para emagrecer? Não existe estudos determinando uma medida exata. Mas os especialistas costumam recomendar de uma a três colheres de sopa (no máximo) da linhaça triturada por dia. Motivo: por ter muita gordura, ela não é magra (tem 60 calorias em cada colher de sopa).
Uso no tratamento da prisão de ventre É por isso que uma das formas mais recomendadas para consumir as sementes como o objetivo de aliviar a prisão de ventre é submergindo uma quantidade considerável de sementes em um copo de água durante toda a noite, e no outro dia beba em jejum a água e as sementes.
Rica em fibras, a linhaça ajuda na aceleração do trânsito intestinal por conter fibras solúveis que são metabolizadas no cólon, promovendo aumento do bolo fecal e melhora do funcionamento do intestino.
O primeiro passo é deixar as sementes de molho durante 12 horas na água. Depois desse período a linhaça fica com uma textura cremosa. A semente hidratada tem a vantagem de que após algum tempo em contato com a água ela começa a germinar, e portanto os nutrientes são melhor absorvidos.