Quanto ao fato da pessoa ser recolhida para ser Iaô, Ogã ou equede, essa questão só é resolvida durante a iniciação. Se a pessoa entrar em transe será um Iaô elegum, se não entrar em transe e for homem, será um Ogã, se for mulher será uma equede.
Por ter tamanha responsabilidade, um Ogã deve buscar as ferramentas para conhecer com profundidade os dogmas de cada orixá e entidade, além de ser um exímio atabaqueiro, reconhecendo a importância de cada toque (forma ritualística de percutir os tambores) e ponto (cântico sagrado).
15 de setembro
Eles devem ser respeitados por todos, são filhos diretos de uma entidade chefe da casa. Dá se o nome de Ogan a uma pessoa que se submete a grandes obrigações internas de um axé, para se confirmar a um determinado orixá. Têm a obrigação de zelar pelo orixá ao qual for confirmado, especialmente suas obrigações.
Ogã – A palavra Ogã vem do Yorubá e significa Senhor da Minha Casa. O Ogã – médium responsável pelo canto e pelo toque – ocupa um cargo de suma importância e de responsabilidade dentro dos rituais de Umbanda e Candomblé, como o conjunto de vozes e toques do atabaque, por exemplo.