Como saber qual é a versão do meu celular Android?
Vá para Configurações > Celular + Sim > Maior velocidade de conexão. Aqui você deve ver se o LTE aparece na lista. Se a opção LTE estiver lá, isso significa que seu telefone está habilitado para 4G e você pode selecionar a opção para conectar-se à rede 4G.
Xiaomi e Huawei são as marcas de smartphones chinesas com maior destaque no Brasil. As fabricantes contam com lojas oficiais por aqui e seus aparelhos são sonho de consumo de muita gente. Porém existe uma serie de outras marcas chinesas que também produzem aparelhos muito bons e disponíveis para a importação.
Dessa forma, para saber se o seu celular vai funcionar ou não na frequência do país ou países que vai visitar, analise o modelo do seu telefone e pesquise. Também é possível obter essas indicações verificando o IMEI, combinação numérica única designada para cada telefone, uma espécie de identidade.
Para isso, acesse o menu de configurações do Android e, em seguida, escolha “Sobre o telefone/tablet”. Agora, procure pela alternativa “Estado”, “Status” ou “Rede” (essa nomenclatura varia de acordo com o fabricante). Feito isso, você poderá conferir em decibéis o sinal do aparelho.
Frequências das operadoras: conexões GSM/GPRS/EDGE
Na maior parte, os celulares utilizam 3 tecnologias baseadas em redes celulares de antenas: GSM (Sistema Global para Comunicações Móveis), também chamado de 2G (segunda geração): utiliza as faixas de freqüência entre 900 MHz e 1800 MHz. Na sua forma mais completa (EDGE), sua taxa de bits é limitada a 200Kb/s.
Descobrindo frequências licenciadas pela Anatel
Uma forma fácil de encontrar com exatidão a frequência da operadora no local determinado é através dos telefones celulares fixos PROCD-6010, PROCS-5030 e PROCS-5010 da Proeletronic.
As ondas de RF dos celulares são "uma forma de energia eletromagnética que está entre ondas de rádio FM e as microondas. E é uma forma de radiação não-ionizante", explica em seu site a Sociedade Americana Contra o Câncer (ACS, na sigla em inglês).
Podemos apontar como exemplo de 15 aparelhos presentes em nosso dia a dia que dependem das ondas eletromagnéticas para funcionar, os seguintes:
Embora não possamos vê-las, sabemos que as ondas eletromagnéticas estão presentes no nosso cotidiano. Elas estão nos rádios, TVs, raios X, nos fornos de micro-ondas e principalmente na luz visível (luz do Sol). ... Por ter a mesma velocidade da luz, Maxwell pôde concluir que a luz é uma onda eletromagnética.
Raios α e β são partículas emitidas por núcleos atômicos instáveis, constituídos de elétrons e núcleos de átomos de Hélio, respectivamente; portanto, não são ondas eletromagnéticas. São ondas eletromagnéticas: raios X, infravermelho, micro-ondas, ondas de rádio, radiação γ e ultravioleta.
Elas são ondas tridimensionais e transversais que viajam na velocidade da luz, transportando exclusivamente energia. Ademais, apresentam-se na forma de ondas de rádio, micro-ondas, infravermelho, luz visível, ultravioleta, raios x e raios gama, em ordem crescente de frequência e energia.
Ondas mecânicas: são as ondas que se propagam em meios materiais. Por exemplo: as ondas marítimas, ondas sonoras, ondas sísmicas etc. A descrição do comportamento desse tipo de onda é feita pelas Leis de Newton.
Ondas mecânicas são perturbações que transportam energia cinética e potencial através de um meio material, por exemplo: ondas marítimas, sísmicas e sonoras.