Para identificar se uma função afim é crescente ou decrescente, basta verificar o valor do seu coeficiente angular. Se o coeficiente angular for positivo, ou seja, a é maior que zero, a função será crescente. Ao contrário, se a for negativo, a função será decrescente.
A formação de uma função do 1º grau é expressa da seguinte forma: y = ax + b, onde a e b são números reais e a é diferente de 0. Consideremos x e y duas variáveis, sendo uma dependente da outra, isto é, para cada valor atribuído a x corresponde um valor para y.
Além do diagrama de setas, podemos representar uma função através de outras formas. Por uma tabela, por um gráfico cartesiano, por uma equação. Veja uma pequena introdução sobre função e alguns exercícios resolvidos.
A função determina os números, para serem colocados em um diagrama ou gráfico. E, com isto, ocorre a relação dos números. A relação depende da função.
Coeficientes da função afim A função afim tem dois coeficientes: angular e linear. O coeficiente angular corresponde, na função, ao a. No gráfico, é a tangente do ângulo α (alfa), formado pela intersecção entre a reta da função e o eixo x. Enquanto isso, o coeficiente linear corresponde, na função, ao b.
Dada a representação f(x) = a x + b temos, "a", é chamado de coeficiente angular ou taxa de variação e está ligado à inclinação da reta em relação ao eixo Ox. O termo constante "b", é chamado de coeficiente linear da reta (também chamado intercepto).
Cálculo do coeficiente angular de uma reta
É necessário ativar esse suplemento através das opções do Excel....Sendo a regressão linear determinada por uma reta (Y = b + aX), calcularemos: