A irrigação deve ser feita para manter as raízes da bromélia sempre úmidas e, em épocas mais quentes, deve-se molhar suas folhas também. Outro ponto importante é a irrigação na roseta central. Essa parte da planta deve sempre estar com muita água. Mas, para fugir do mosquito da dengue, essa água não deve estar pura.
Algumas espécies de bromélias podem ser cultivadas em sol pleno e vão ficar lindas no seu jardim, conheça algumas:
Bromélia: Tipos, Como Cuidar +100 Exemplos
Para garantir que suas bromélias cresçam saudáveis, é preciso ter alguns cuidados, como:
O preço das bromélias varia de acordo com o tipo e com o tamanho. Fica entre 30 e 200 reais.
Bromélias só florescem quando atingem o estado adulto. Desta forma, algumas levam 3 anos, como por exemplo, (a Guzmania e Billbergia). Outras chegam a ter flor após uma espera de até 20 anos, que é o caso da (Alcantarea).
Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia sombra, em substrato leve e bem drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Planta tipicamente tropical, a bromélia-imperial aprecia a umidade e o calor, mas, por ser originária de regiões serranas do Rio de Janeiro, é capaz de tolerar geadas leves.
O plantio da muda deve ser feito diretamente no vaso ou jardim, com o substrato adequado. Deve-se realizar adubações foliares a cada quinze dias, bem como utilizar adubos junto ao substrato preparado.
Stella, não é recomendável cortar a bromélia-imperial, porque a planta pode morrer. Se você estiver falando do caule mesmo, abaixo das folhas, as bromélias não se reproduzem por estacas e, sim, por brotações na base da planta-mãe.
Deve ser cultivada sob meia sombra ou sol pleno, em solo leve, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado frequentemente. Esta bromélia tem hábito terrestre ou epífito. Assim sendo, podemos plantá-la em canteiros no jardim, em vasos, e até mesmo fixá-la no tronco das árvores.
Quando cultivada em solo, ele deve ser fértil, rico em húmus, bem drenável e com regas regulares. No entanto, preferem que o solo seque ligeiramente entre as regas. O solo encharcado provoca a podridão das raízes. Essas bromélias crescem melhor com alta umidade do ar.
As bromélias são plantas tropicais e muito populares no Brasil, afinal elas apreciam ambientes com temperaturas entre 15 e 25 graus. São facilmente encontradas na Mata Atlântica, Floresta Amazônica e em campos de altitude.
3. Água e mais água. Bromélias são plantas tropicais por excelência, e como tal, em sua maioria apreciam o calor e a umidade. Irrigue-as regularmente, sem que as raízes fiquem encharcadas, e molhe-as no centro também, pois apreciam que a água acumule na sua roseta central.
Passe linha de pesca gentilmente ao redor da base da bromélia e do tronco, unindo ambas. Amarre a linha com segurança ao redor da planta na juntura das folhas e das raízes e ao redor do tronco de seis a oito vezes, até que a planta esteja seguramente presa.
Adube sua bromélia a cada 15 dias com um NPK que tenha o número do meio maior do que os outros – como 4-14-8, por exemplo. Essa formulação estimula o crescimento das folhas e flores, mas, se continuar faltando sol, a planta continuará com dificuldades para florir.
Arranque ou corte o mais baixo possível, a flor morta. Haverá seguramente um ou mais rebentos na base da planta. Enquanto a planta principal estiver bonita, deixe-a ficar. Quando deixar de ser decorativa, corte-a o mais rente ao substrato possível, tendo cuidado para não danificar os rebentos.
Como cuidar de bromélias: Regar Para se ter lindas bromélias, elas devem ter as raízes úmidas, mas de forma moderada. O ideal é molhar as folhas para manter o tanque central com água. Em dias quentes, borrife água nas folhas. Plantas de folhas macias apreciam ambientes úmidos.
O gênero Guzmania precisa de claridade e luz para se desenvolver, mas não pode tomar o sol diretamente nas folhas, ela é sensível a luz direta e isso pode causar até queimaduras nas folhas. Uma boa alternativa é criá-las dentro de casa, desde que seja em local bem iluminado.
A rega da planta deve ser feita sempre que o solo estiver seco – a cada três ou quatro dias. E tenha cuidado: é preciso manter a umidade constantemente, mas sem encharcar a terra. A begônia cresce bem em áreas com sombra e não suporta chuva ou sol diretamente.
Saiba como recuperar uma planta seca
Após lançar pendão floral, a bromélia morre, mas deixa seus brotos para perpetuar a espécie. ... Há inclusive bromélias que florescem de 10 em 10 anos, ou de 20 em 20 anos. Em geral, ela permanece florida de dois a três meses assim que lança o pendão floral.
pH elevado – O solo mais alcalino por causa do índice de pH desregulado para cima é outra causa para a queimadura nas pontas das folhas e as deixa com aspecto retorcido. ... O pH desregulado impede que a planta absorva os elementos necessários para seu correto desenvolvimento.
Claudia, queimaduras nas pontas do lírio-da-paz costumam ser sinal de falta de nutrientes ou de ar muito seco. O primeiro caso é bem fácil de resolver: basta acrescentar um pouco de composto orgânico à terra do vaso e mexer bem, regando por cima depois.
é uma hortaliça amplamente consumida no Nordeste brasileiro. No entanto, quando no período chuvoso o cultivo do coentro torna-se dificultado pela elevada incidência da queima das folhas. A queima é uma doença causada por dois fungos (Alternaria sp. e Cercospora sp.), sendo favorecida pelas condições de elevada umidade.
Mudanças no aspecto das folhas costumam indicar que a planta está doente. O amarelamento surge quando há pouca clorofila nas folhas e, por isso, a planta não consegue transformar alimento em energia. Essa deficiência pode ser causada por uma série de motivos, descubra a seguir as 5 possíveis causas para essa alteração.