Quando uma transformação química ou física tende a ocorrer sem a necessidade de ser provocada por uma influência externa, dizemos que se trata de um processo espontâneo. Por outro lado, quando essas transformações precisam ser induzidas numa direção contrária, elas são classificadas como processos não espontâneos.
Uma célula galvânica ou célula voltaica, em homenagem a Luigi Galvani e Alessandro Volta, respectivamente, é um dispositivo que converte energia química em energia elétrica, sendo usado em dispositivos como baterias e células de combustível para gerar energia elétrica.
As pilhas ou células eletroquímicas podem ser definidas como: “Dispositivos capazes de transformar energia química em energia elétrica por meio de reações espontâneas de oxirredução (em que há transferência de elétrons).” ... Além disso, as pilhas não são recarregáveis, mas as baterias são.
As células voltaicas ou galvânicas são usadas para gerar corrente elétrica através da energia liberada por uma reação redox espontânea, composta de dois eletrodos fazendo contato com as células e um eletrólito dentro da célula, por exemplo na reação espontânea abaixo entre zinco metálico e íons de cobre temos: Zn(s) + ...
A eletrólise se dá apenas com fornecimento de energia por meio de um gerador, parecido com uma pilha!
A Eletroquímica é um ramo da Físico-Química que estuda as reações em que há transferência de elétrons (reações de oxirredução) e a sua conversão em energia elétrica, bem como o processo contrário, isto é, a conversão de energia elétrica em energia química. O primeiro processo é o que ocorre nas pilhas e baterias.
As reações de oxirredução ocorrem quando uma espécie química perde elétrons, oxidando-se; enquanto a outra espécie ganha elétrons, reduzindo-se. As reações de oxirredução são aquelas em que há transferência de elétrons entre as espécies químicas envolvidas. ...
As reações de oxirredução ocorrem quando uma espécie química perde elétrons, oxidando-se; enquanto a outra espécie ganha elétrons, reduzindo-se. As reações de oxirredução são aquelas em que há transferência de elétrons entre as espécies químicas envolvidas.