Resposta: O sistema solar é formado por um conjunto de oito planetas, satélites naturais, milhares de asteroides e cometas que se ligam ao Sol através da gravidade. O sistema solar também é composto por uma grande quantidade de gases e poeiras interplanetárias. O Sistema Solar situa-se na Via Láctea.
Galileu Galilei, astrônomo italiano(1564 – 1642), apontou para o céu uma luneta construída por ele, observou-o várias vezes e fez várias descobertas importantes que ajudaram a entender como estava formado o sistema solar. Que descoberta explica a formação do sistema solar?
Há quem simplifique e os divida em “interiores” (Sol, Lua, Mercúrio, Vênus e Marte) e “exteriores” (Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão) e há quem os divida em subcategorias: Luminares, Pessoais, Sociais e Geracionais. Os planetas luminares possuem esse nome, porque se achava que ambos possuíam luz própria.
Pelas definições da UAI, há oito planetas no Sistema Solar: em ordem crescente de distância do Sol, são os quatro planetas telúricos Mercúrio, Vênus, Terra e Marte, e depois os quatro gigantes gasosos Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Seis dos planetas são orbitados por um ou mais satélites naturais. ... Terra.
Resposta. Planetas rochosos ou telúricos : mercúrio, Vênus,terra e Marte. Planetas gasosos : Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Planetas anões : Ceres, Plutão e outros.
Os corpos celestes são objetos físicos (materiais), com existência confirmada pela Astronomia, presentes no espaço sideral. Um corpo celeste é, portanto, composto por uma estrutura única e coesa. Muitos corpos celestes estão próximos, unidos pela força da gravidade.
Segundo a proposta de Mike, para um corpo celeste seja considerado como um planeta, esse objeto deve “ter massa suficiente para que a sua própria gravidade supere as forças de corpo rígido de modo que ele adquira uma forma (praticamente esférica) em equilíbrio hidrostático, estar em órbita em redor de uma estrela, sem ...