Em 13 de agosto de 1521, após os astecas resistirem durante 75 dias, o último imperador asteca, Quatemozin (também chamado de Guatemozin), sucessor de Montezuma 2º, foi obrigado a se render aos espanhóis. Era o fim do Império Asteca.
A sociedade era formada por sacerdotes,nobres,guerreiros,camponeses e escravos. A religião era politeísta(acreditava em vários deuses). A base da economia era a agricultura. O comércio era feito através de trocas(escambo).
Civilização é o estágio de desenvolvimento cultural em que se encontra um determinado povo. Este desenvolvimento cultural é representando pelas técnicas dominadas, relações sociais, crenças, fatores econômicos e criação artística.
A Civilização Inca era sedentária (ou seja, não praticava o nomadismo), economicamente baseada na prática da agricultura, baseada na existência de trabalho não-voluntário (a Mit'a, depois adaptada pelos colonizadores espanhóis), politicamente centralizada na figura do Imperador e ágrafa (ou seja, não possuía linguagem ...
São características da civilização asteca, exceto: A civilização asteca não possuía a prática de realizar sacrifícios humanos em seus rituais religiosos. Alternativa, Letra E. Os astecas eram politeístas, acreditavam em vários deuses. ... O deus permanecia em paz quando os sacerdotes eram vencidos para os sacrifícios.
Os maias foram uma civilização mesoamericana conhecida por ter alcançado seu auge entre 250 d.C. e 900 d.C. e por ter construído grandes cidades, como Chichen Itzá e Tikal. ... Além disso, desenvolveram grandes cidades e tiveram conhecimentos avançados em áreas como a Matemática.
século XIII
De acordo com o historiador Ciro Flamarion Santana Cardoso os calpulli eram associações residenciais (nem igualitárias nem clânicas) contando com templos e cerimônias próprios. ... Na sociedade asteca pré-colombiana, membros do Calpulli serviam juntos em batalhas e construções públicas.
Os chinampas (em náhuatl, chinamitl = muro ou cerca de juncos e apam = terreno plano), também chamados de canteiros elevados ou flutuantes, são sistemas agrícolas tradicionais construídos por povos mesoamericanos em áreas alagadas.
Chinampa é um tipo de canteiro flutuante construído de madeira trançada sobre áreas lacustres, nos quais realizava-se o cultivo de algumas plantas e floresta imaginárias e, onde se desenvolviam muitas flores.
Educação Asteca - História Educação Asteca Os sacerdotes tinham controle total sobre a educação. O império asteca era provido de escolas especiais, as calmecas, que treinavam os meninos e meninas para as tarefas religiosas oficiais.
Estas três classes exerciam importante papel na manutenção do império, na conquista de novas terras e no contato entre os homens e os deuses. Logo em seguida estavam os comerciantes e artesãos. Muitos deles eram admirados pela habilidade em dominar complexas técnicas, como a ourivesaria.
O jogo de bola mesoamericano (em Nahuatl: tlachtli ou ōllamalīztli) foi um esporte com conotações rituais, jogado de 1400 para. ... pelos povos pré-colombianos da Mesoamérica; foi praticado tanto na vida diária quanto nas celebrações religiosas.
Para os astecas, a modalidade ganhou o nome de “tlachtli”, já os maias o definiram como o “pok-ta-pok”. Nesse jogo pré-colombiano, eram organizadas duas equipes de sete jogadores que deveriam atingir um pequeno círculo de concreto afixado em duas extremidades do campo com uma pesada bola de borracha.
No final, ficou conhecido como jogo de bola mesoamericano. Disputado por duas equipes de sete homens, o objetivo do jogo era fazer a bola passar por um aro de pedra preso na parede, o que só precisava ocorrer uma única vez para o jogo terminar.
Mexicas significa que hoje conhecemos como o Mexico, que pro Astecas se chamava Mexicas.
Os astecas foram uma das principais civilizações pré-colombianas (conjunto de povos que habitavam o continente americano antes da chegada dos europeus) e viviam na região da Mesoamérica. A capital do Império Asteca – Tenochtitlán – foi estabelecida no local onde hoje fica a Cidade do México, capital desse país.
Resposta. Explicação: Os astecas existiram como povo e império com poder centralizado até o ano de 1521. ... Os espanhóis organizaram um grande exército a partir da aliança com outros povos, como os tlaxcaltecas, e atacaram a cidade de Tenochtitlán, conquistando-a em 1521.
A organização social asteca era clara: escravos e servos eram a classe mais baixa da sociedade, junto dos camponeses, que eram também guerreiros. Os artesãos e comerciantes ocupavam um local mais acima na pirâmide social.
A sociedade inca era hierárquica e rígida: formando uma pirâmide onde o Inca estava à frente, em um império onde havia grandes diferenças entre as classes sociais. Essas diferenças foram respeitadas por cada um dos habitantes do império e pelas pessoas que constituíam a base social.
Organizando-se de forma descentralizada, os maias dividiam o poder político entre diversas cidades-Estado. Em cada uma delas, um chefe, chamado de halach vinic, governava a região em nome de uma divindade específica.
A organização da sociedade é influenciada pelos comportamentos e pelo relacionamento entre pessoas individualmente ou em grupo. ... É por isso que a sociedade é organizada de acordo com as culturas, ou seja, cada povo organiza-se de uma forma diferente.
No direito do Brasil, organização social (OS) é um tipo de associação privada, com personalidade jurídica, sem fins lucrativos, que recebe subvenção do Estado para prestar serviços de relevante interesse público, como, por exemplo, a saúde pública.
Existem três tipos tradicionais básicos de estrutura organizacional: a organização linear, a organização funcional e a organização linha-staff.
Organização Celular